New Document

Galeria Musical

Resenha de Livro

    THE ROLLING STONES - GRAVAÇÕES COMENTADAS E DISCOGRAFIA COMPLETAAutores: Alan Clayson
    Editora: Larousse
    Artista: ROLLING STONES, THE
    Ano: 2009

    Resenha por Valdir Junior
    Opinião do autor:
    Opinião dos leitores: 5.00 de um total de 2 votos





    Na última década o mercado de livros voltados a música cresceu consideravelmente no Brasil, ainda estamos longe de encontrarmos nas livrarias a mesma quantidade e variedade de títulos que estão disponíveis nos Estados Unidos, Europa e Japão, mas pelos menos a situação aqui está melhorando, aos poucos, mas está, mesmo que alguns títulos demorem anos e anos até que uma boa alma dentro de uma editora resolva lançá-lo em terra brasilis.

    Este é o caso de “The Rolling Stones - Gravações Comentadas e Discografia Completa”, lançado originalmente em 2006 lá fora e aqui somente em 2009 pela editora Larousse. O livro em questão é um pratico e primoroso guia que disseca, álbum a álbum, gravação a gravação a discografia da maior banda de Rock and Roll do planeta. Escrito por Alan Clayson, músico e historiador pop que já trabalhou com bandas como The Yardbirds, The Pretty Things, Mungo Jerry e Screaming Lord Sutch entre outras, e também já escreveu para os jornais e revistas como The Guardian, Record Collector, Ink e Mojo.

    O livro analisa e contextualiza em ordem cronológica cada álbum, compacto e coletânea lançada pelos Stones desde o seu primeiríssimo compacto com “Come On / I Want To Be Loved” em junho de 1963 até o álbum “A Bigger Bang” de 2005. Alan Clayson teve o cuidado de separar a discografia americana e inglesa, conseguindo colocar uma ordem nessa grande confusão feita entre as gravadoras nos anos sessenta. Como bônus há também uma analise das discografias solos de cada Stone até 2006.

    Escrito de forma bem clara e recheado de informações que vão do essencial para se entender cada fase, cada música e álbum, passando até por uma ou outra fofoca, que ajuda ao mesmo tempo para mitificar a banda e desmitificar cada um dos seus integrantes. Desnecessário dizer que todo fã dos Stones tem que ter esse livro, mesmo que conheça cada detalhe aqui presente, mas é o grande público e principalmente aqueles que se interessam por música em geral que vão se deliciar com a leitura do livro.

    O formato do livro e seu tamanho é de uma caixa de CD, bem pratico de manusear e guardar, mas seria bem mais interessante que ele tivesse o formato da capa do vinil, com certeza iria encarecer bem o livro, mas seria mais legal ver cada capa dos álbuns aqui impressas no seu tamanha ideal. A Editora Larousse também lançou na mesma época aqui, edições iguais a essa dos Stones, sobre as discografias dos Beatles e de Bob Dylan, todas absolutamente maravilhosas e essenciais.

    Nesses tempos em que vivemos, onde os artistas estão cada vez mais optando por lançar singles digitais e etc, que em sua grandíssima maioria acabam caindo no esquecimento total das pessoas na semana ou mês seguinte, é de extrema relevância e altamente educativo para as novas gerações livros como esse “The Rolling Stones - Gravações Comentadas e Discografia Completa”, que mostram o valor e a grandiosidade de uma obra realizada por uma banda nos seus mais de cinqüentas anos de carreira.

    Resenha publicada em 09/06/2015





    Esta resenha foi lida 1568 vezes.



Classifique o livro!



BUSCA POR ARTISTAS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

BUSCA INTERNA

ANUNCIANTES



outras resenhas do mesmo artista


CDs


DVDs