Notícias

GALERIA É 10!


Postado em 04/09/2018

GALERIA É 10! title=

No dia 01 de setembro de 2008 entrava no ar o site Galeria Musical, projeto que tinha a ambição de ser um ponto de encontro de pessoas ávidas por informações e opiniões sobre álbuns e artistas.

O momento era bem diferente do atual, na época tínhamos programas de rádios e televisão dedicados à música, publicações regulares nas bancas de jornal, e uma boa quantidade de sites relevantes o assunto. Hoje, está cada vez mais reduzido o número de mídias que produzem conteúdo próprio sobre música, infelizmente. Sites surgem e somem na medida em que o interesse dos leitores vai diminuindo.

O GM nasceu em um momento em que era comum e voraz o download de álbuns pela web e, na contramão desse movimento, o Galeria apresentava apenas textos que traziam as opiniões dos colaboradores do site sobre álbuns, DVDs e shows. Curiosamente, hoje em dia as pessoas já não se interessam tanto em lotar seus HDs com música baixada, já que as plataformas de streaming oferecem a opção de ouvir música advinda da nuvem, sem a necessidade de ocupar espaço em seus gadgets.

No início era comum as pessoas criticarem o site pelo fato de não trazer os downloads dos discos comentados, e sempre fiz questão de deixar claro que isso nunca aconteceria por aqui, já que o nosso objetivo foi (e sempre será) trazer apenas críticas sobre música.

Chegamos então aos 10 anos com um público fiel e um editorial coerente, sem nos render aos facilitismos que a rede ou o mercado da música podem sugerir. Durante todo esse tempo passamos por quatro grandes mudanças estruturais, que permitiram uma melhor navegabilidade de organização dos textos, nos conectamos às principais redes sociais e fincamos os nossos pés nesse pantanoso terreno que é o mercado editorial brasileiro.

Os textos são e sempre serão a nossa maior qualidade. Ao longo dessa gloriosa marca publicamos informações sobre 2000 discos de 800 artistas, fora as coberturas de shows, notícias, discografias comentadas, listas, entrevistas, podcasts, e todo o apoio dado aos artistas independentes, e àqueles que estão fora da grande mídia. Esse é outro motivo de orgulho, ver artistas que lá no início do site pediram uma atenção nossa para com seus trabalhos hoje serem nacionalmente reconhecidos. Em 10 anos muita coisa desse tipo aconteceu!

Tomo a liberdade em dizer que o projeto deu certo. Tenho algumas premissas para falar sobre isso, e cito como algumas das mais importantes o reconhecimento que o site atingiu perante as gravadoras e assessorias de imprensa que não se furtam em nos convidar para coletivas de imprensa e lançamentos de novos projetos. Recentemente fiquei orgulhoso em saber que o GM foi utilizado como fonte de informação em uma dissertação de mestrado. Por fim, posso dizer que eu mesmo sou um grande usuário do site, pois quando estou embrenhado em audições de meus discos regados por cervejas geladas, é no GM que busco informações sobre o disco que estou ouvindo.

É um grande orgulho chegar a essa marca, e eu não poderia deixar de agradecer as pessoas que foram fundamentais para a perpetuação desse sonho que virou realidade. Assim, quero agradecer aos colaboradores, por seus textos; aos patrocinadores, pelo suporte financeiro; as assessorias de imprensa, pelas pautas enviadas; as gravadoras, pelos discos enviados; e principalmente aos leitores, pela fidelidade, carinho e pela leitura de nossos textos.

Que venham mais dez anos, pelo menos! Que venham mais leitores! Mais colaboradores! Estaremos sempre por aqui, de braços abertos, e com os ouvidos antenados para a boa música. Parafraseando o ídolo Humberto Gessinger: “Não vim até aqui pra desistir agora!”.

Anderson Nascimento
Editor








Esta nota foi lida 380 vezes.