Agenda de Shows e Eventos

Fernando Moura E Ary Dias - Mustang Rockin, RJ - 20/03/2015


Postado em 17/03/2015

FERNANDO MOURA E ARY DIAS  WIDTH=

Onde: Mustang Rockin
Endereço: Estrada Caetano Monteiro, 1994 / 104 – Pendotiba - RJ
Quanto: R$ 15,00
Horário: 22hs
Informações: [email protected]

No estúdio, nos ensaios e em outros encontros, a brincadeira é recorrente. “Pode procurar no Google: duo de piano e percussão não é comum por aqui”, desafia, orgulhoso, o pianista Fernando Moura. Desde 2012, ele e o percussionista Ary Dias adotaram a formação pouco usual. Não tinham um projeto, uma encomenda pela frente, apenas descobriram afinidades musicais e decidiram explorá-las, ver no que ia dar. Deu, primeiro, no CD CosmeDamião. Fina diversão para ouvidos atentos, o disco inspirou uma série de shows pelo Brasil – com direito a esticada em Paris. E a parceria incomum segue firme com o lançamento do segundo disco do duo, Pros Meninos, em 2014.

É preciso voltar um pouco no tempo para entender melhor o ineditismo desse trabalho – e, portanto, sua importância para a saúde de nossos tímpanos. O carioca Fernando Moura tem formação erudita e vocação popular. Além de já ter acompanhado um sem número de colegas, de Marisa Monte ao guitarrista Chuck Berry, é um prestigiado compositor de trilhas sonoras para TV e cinema. Ary Dias, baiano, brilhou no conjunto A Cor do Som, sucesso nacional na virada dos anos 70 para os 80. Também prestou serviços de percussão virtuosa a nomes como Gilberto Gil, Jorge Ben Jor e Rita Lee. No começo, em Salvador, deu expediente na Orquestra Sinfônica da Bahia. Ambos estão na estrada há mais de três décadas. Quando trazem uma novidade, ganha quem os ouve.

As doze faixas de Pros Meninos expandiram as possibilidades desse encontro. Moura e Dias assinam juntos quatro composições no disco – em CosmeDamião eram duas. Também cresceu o número de participações. A faixa-título (criação da dupla), gravada na Bahia e inspirada por bela melodia típica da região, foi reforçada por um empolgante naipe de sopros de dezoito músicos. Zé Nogueira (sax soprano) flutua solo sobre o tema afro de Revolta dos Bongôs (também de Moura e Dias). Serginho Trombone dá o tom da gafieira em Massaranduba (Ary Dias e Guilherme Maia). Outros Meninos, composição de Moraes Moreira e Abel Silva gravada em Mestiço É Isso, disco do primeiro, em 1987, volta à tona em delicada versão instrumental pontuada pela guitarra de Davi Moraes. Curiosidade: o arranjo original da canção, feito para o disco, foi escrito por Moura. Calma, que vem mais gente. O saxofonista Mauro Senise sopra imagens em Assim na Tela Como no Céu (de Fernando Moura) e Armandinho esbanja técnica com a guitarra baiana, convidado a revisitar a clássica Canto de Ossanha, de Baden Powell e Vinicius de Moraes. Na faixa bônus Pras Meninas Japan (versão de Pras Meninas, composição com jeito de cantiga assinada por Ary Dias e Fernando Moura) ouve-se o cantor japonês Kazufumi Miyazawa defendendo a própria letra em seu idioma natal.

“A formação de piano e percussão permite abrir para outros instrumentos, outros caminhos. O disco passeia por variadas temáticas musicais. São histórias diversas com um único estilo, o nosso”, conta Fernando Moura. Ary Dias muniu-se de berimbau, cuíca, kalimba, cajón, triângulo e caixambor (invenção dele, que conjuga dois tambores, o africano djembê e o turco derbak), entre outras peças, para contribuir nesse processo de multiplicação dos caminhos musicais. “Usei os instrumentos de um jeito diferente do esperado. Buscamos surpreender, mas sem nos afastar da simplicidade. A percussão tem um milhão de possibilidades, mas tem que ter calma para usá-las, para que os timbres fiquem claros e dinâmicos”, afirma Ary. Essa proposta, a da saborosa surpresa, já sobressai em Preparado para Tudo, faixa de abertura que promove uma deliciosa inversão de papéis entre piano e percussão. Ao longo do disco Pros Meninos, a dupla difícil de achar no Google concilia de forma inspirada as harmonizações sofisticadas, jazzísticas, do pianista Fernando Moura, com o groove afropop da percussão de Ary Dias.

O resultado é música nova. Mas nova mesmo.

Pedro Tinoco – Jornalista

Serviço show: Fernando Moura e Ary Dias no show "Pros Meninos"

Onde: Mustang Rockin - Estrada Caetano Monteiro, 1994 / 104 – Pendotiba – Niterói

Data: 20/ 03 – Sexta-feira - Horário do show: 22h / Abertura: 19h

Couvert: R$ 15

Reserva: (21) 3741.2007 / Facebook / e-mail: [email protected]

Classificação livre - Capacidade: 100 pessoas







Esse evento foi acessado 985 vezes.


Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outros Eventos

Outros Artistas