Agenda de Shows e Eventos

Vienna Chamber Symphony - Teatro Bradesco Rio, RJ - 25/10/2016


Postado em 25/10/2016

VIENNA CHAMBER SYMPHONY WIDTH=

Onde: Teatro Bradesco Rio
Endereço: Avenida das Américas, 3900 – loja 160 do Shopping VillageMall – Barra da Tijuca - RJ
Quanto: R$ 100,00
Horário: 21hs
Informações:

VIENNA CHAMBER SYMPHONY

QUINTETO DE CORDAS AUSTRÍACO APRESENTA OBRAS DE MOZART, BEETHOVEN E KORNGOLD EM TOUR PELO PAÍS


O concerto do Rio de Janeiro terá participação especial da pianista Simone Leitão

Aliar o nível máximo de alegria ao fazer música com a inovação e a tradição: esta é a síntese da filosofia do Quinteto de Cordas Wiener Kammersymphonie. Os concertos no Brasil, que serão realizados pela Branco Produções e Opus Promoções, acontecem dias 24 de outubro, no Teatro Bradesco (São Paulo / SP) e 25 de outubro, Teatro Bradesco Rio (Rio de Janeiro / RJ). Na apresentação carioca uma participação especial: a pianista Simone Leitão. Acompanhada do quinteto Simone vai interpretar o Concerto para piano em Fá Maior KV 459, de Wolfgang Amadeus Mozart.

Vienna Chamber Symphony nasceu do encontro de instrumentistas de primeiríssimo nível radicados em Viena, unidos com o objetivo comum de fundir suas experiências artísticas individuas com um projeto único e convincente. A absoluta ausência de barreiras e estereótipos de qualquer gênero faz com que o quinteto execute um repertório muito amplo, abarcando desde a clássica Viena até a Viena contemporânea, trazendo à tona compositores injustamente esquecidos.

Fundado em 2006, por ocasião do “Ano Mozart”, estrearam na Espanha com uma série de concertos apreciados pelo público e crítica, que os considerou os melhores de toda a extensa temporada dedicada ao gênio de Salzburgo. Posteriormente, o grupo realizou uma série de projetos dedicados àqueles compositores austríacos que foram contemporâneos de Mozart. Abertos a qualquer tipo de fusão com outras expressões artísticas, o quinteto também realizou, no âmbito do “Umbria Music Festival”, projetos crossover, fundindo o puro classicismo vienense com influências da dança hip-hop.

Constantemente convidados a participar dos mais importantes festivais internacionais, já se apresentaram no Ravello Festival (Itália), Alba Musicfestival (Itália) e o Side Musicfest (Turquia), entre outros. A Wiener Kammersymphonie se exibe em formação de quinteto de corda, mas expressa conceitualmente – tanto em estilo quanto em repertório – como uma identidade orquestral.

Já realizaram turnês pela Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, Peru, Panamá, Dinamarca, Inglaterra, Holanda e Polônia, entre outros. Em 2014, executaram em Madri, na prestigiosa Fundação March, a Quinta Sinfonia de Beethoven por um quinteto de cordas, numa versão histórica. Neste mesmo ano, destacou-se sua participação no “Festival de las Naciones”, de Cittá di Castello (Itália), com um programa de rara execução e com a valiosa presença do ator Alessio Boni.

Na temporada 2015/2016, o quinteto realizou “A Flauta Mágica”, uma adaptação para público infantil de “A Flauta Mágica” de Mozart, produção do Teatro Real (Madri, Espanha). Além disto, dedicou-se a interpretação do “Concerto nº 2 para Piano” de Chopin, numa adaptação para piano e quinteto de cordas, quando o grupo fez sua estreia na França.

O quinteto vem se dedicando especialmente a projetos como este da Flauta Mágica, além do programa The decadente Vienna: music and Reading, para quinteto de cordas e um ator e a workshops que visam à integração com grupos similares dos países onde toca.

Contando com a Direção Artística de Sérgio Mastro, o quinteto é formado pelos seguintes músicos: Vira Zhuk (primeiro violino), Maximilian Bratt (segundo violino), Wolfram Fortin (viola), Sergio Mastro (violoncelo e direção artística) e Felipe Medina (contrabaixo).

Simone Leitão, pianista

A artista mineira fundou a agência Brasil Classical e se tornou referência no panorama de ações culturais dedicadas à música no Brasil como a Academia Jovem Concertante e a Semana Internacional de Música de Câmara do Rio. É uma das mais atuantes pianistas brasileiras do cenário nacional, reconhecida por seu intenso temperamento e técnica exuberante. Mantém densa agenda internacional e se apresenta em salas prestigiosas. Atuou ao lado de orquestras como a Miami Symphony, Amazonas Filarmônica, Neojibá da Bahian, Sinfônica Heliópolis e Filarmônica do Espírito Santo. Em 2010, tocou em seis cidades da China, onde ministrou aulas no Conservatório de Pequim e na Universidade de Qindao. Em 2013, realizou turnê nacional com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa sob as batutas de Apo Hsu e Guilherme Bernstein e que originou o documentário "Pare Olhe e Escute", dirigido por Katia Lund. No ano seguinte, lançou seu primeiro CD com obras de Bach, Ginastera, Rachmaninoff e Mehmari. Gravou na Noruega um novo CD dedicado a Bach, a ser lançado em 2017. Acaba de realizar uma série de apresentações em São Paulo com a Sinfônica de Barra Mansa, com absoluto sucesso de público, sob regência do americano Alastair Willis. Tem Doutorado pela Universidade de Miami, Mestrado pela Academia de Música da Noruega e Bacharelado pela UniRio. Deve sua formação nos EUA a Ivan Davis, discípulo de Horowitz, na Noruega a Geir Beaaten e no Brasil a Linda Bustani e Homero Magalhães.

Simone Leitão varreu a atmosfera da Knight Hall, com lirismo e vitalidade. Solista impecável, com técnica perfeita! Lawrence Budmen, do Miami Herald.

Técnica fluente, paixão, precisão, controle impecável. Uma artista nata. Harry Rolnick, do Concerto Net, New York

PROGRAMA:

W. A. Mozart (1756-1791)
Concerto em Fá Maior nº 19 KV 459
1. Allegro
2. Allegretto
3. Allegro assai

E. W. Korngold (1897-1957)
Märchenbilder (Imagens de contos de fadas)
1. Vivace
2. Andante
3. Grotesker Trauermarsch
4. Molto vivace
5. Andantino

INTERVALO

L. v. Beethoven (1770-1857)
Sinfonia nº 7 (versão para quinteto de cordas)
1. Poco sostenuto-Vivace
2. Allegretto
3. Presto
4. Allegro con brio

Duração: 90 min.
Classificação: Livre







Esse evento foi acessado 1175 vezes.


Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outros Eventos

Outros Artistas