Agenda de Shows e Eventos

Fábio Caramuru - Auditório do Forte Duque de Caxias, RJ - 25/08/2017


Postado em 11/08/2017

FÁBIO CARAMURU WIDTH=

Onde: Auditório do Forte Duque de Caxias
Endereço: Praça Almirante Júlio de Noronha - Leme - RJ
Quanto: Grátis
Horário: 20hs
Informações: (21) 3223-5076

APÓS GRAVAÇÕES LANÇADAS NO JAPÃO, PIANISTA E COMPOSITOR FÁBIO CARAMURU REALIZA CONCERTOS GRATUITOS NO RIO

Projeto EcoMúsica Rio une piano, projeções e sons da natureza em concertos com a temática da preservação ambiental. As apresentações no Rio serão gratuitas e contarão com a participação especial do coro de alunos da Escola Estadual Mauricio Azedo, do Caju.

Em parceria com o projeto Música no Museu, Forte do Leme, CCBB e o Centro Cultural Justiça Federal serão palcos de três concertos.

O projeto EcoMúsica Rio consiste na realização de 3 concertos gratuitos, nos quais o pianista e compositor Fábio Caramuru irá se apresentar acompanhado por um coro de alunos da Escola Estadual Mauricio Azedo. Os concertos são interativos, com projeções de imagens da natureza e uso de sons da fauna brasileira, lançando foco sobre a temática da preservação ambiental. O projeto pretende estabelecer interações inovadoras entre a música e a natureza, tendo o Rio de Janeiro como protagonista.

O concerto intitulado EcoMúsica - Conversas de um Piano com a Fauna Brasileira será realizado no dia 25 de agosto, no Forte Duque de Caxias, no Leme; dia 13 de setembro, no Teatro I do CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, na Rua Primeiro de Março, e no dia 15 de setembro, no CCJF – Centro Cultural Justiça Federal, na Cinelândia. As apresentações no CCBB e no CCJF fazem parte da programação artística Música no Museu, considerada a maior série de música clássica do Brasil.

O EcoMúsica Rio foi beneficiado pela Lei do ISS da Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, tendo como incentivador a Libra Terminais Rio. Todas as atividades são gratuitas. O EcoMúsica Rio é uma parceria entre a Echo Promoções Artísticas e a Kommitment Produções.

Programa em todos os concertos:

Lançamento/Projeção do videoclipe Tico-tico
Bem-te-vi
Quero-quero
Uirapuru
Grilo
Sapo cururu
Anu branco
Projeção do videoclipe Cigarra
Tangará
Araponga
Cigarra
Sabiá
Tico-tico

Fábio Caramuru
Desde 2009, o pianista e compositor Fábio Caramuru desenvolve atividades para abordar a temática da preservação ambiental de uma forma impactante. Os primeiros concertos do projeto EcoMúsica foram apresentados em abril de 2013, no Memorial da América Latina, em São Paulo, abordando os sons e imagens dos cenários naturais da mata atlântica do litoral paulista. Em 2015, foi lançado o CD “EcoMúsica | Conversas de um piano com a fauna brasileira”, já em sua terceira tiragem (a segunda, bilíngue, foi encomendada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e a terceira, pelo selo japonês Flau), trazendo um registro sonoro inovador, no qual o pianista apresenta um diálogo entre o piano e os sons de aves, insetos e um anfíbio, obtidos na Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard (FNJV), da Unicamp. Em abril de 2016, o vídeoclipe "Cigarra”, https://www.youtube.com/watch?v=JzjcTxuYJYU gravado no interior do Estado de São Paulo, foi lançado com muito sucesso em um concerto realizado na Sala São Paulo no dia 10 de abril de 2016 e também nas redes sociais.

EcoMúsica
A ideia para o concerto EcoMúsica surgiu depois de uma pesquisa na Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard, na Unicamp, na qual Fábio selecionou alguns registros de sons de animais sobre os quais trabalhou para a criação de 14 temas musicais, que originaram o CD Ecomúsica - Conversas de um Piano com a Fauna Brasileira, lançado em 2015.

Echo Promoções Artísticas
A Echo Promoções Artísticas foi criada em 1988 pelo pianista Fábio Caramuru, atual diretor. A empresa se destaca no mercado pela idealização e realização de importantes projetos de natureza cultural, nos mais variados segmentos, no Brasil e no exterior. Atualmente, a Echo desenvolve projetos incentivados (Lei Rouanet e ProAC), eventos corporativos e iniciativas patrocinadas por empresas estatais.
www.echobr.com.br

Kommitment Produções
A Kommitment Produções Artísticas desenvolve projetos de amplitude nacional que privilegiam a música, o teatro e a dança há sete anos. Na bagagem de realizações estão festivais, turnês e programas de cunho sócio educativo realizados em parceria com empresas consolidadas no desenvolvimento de metodologias educacionais para o público infanto-juvenil. Dentre os projetos já consolidados estão o Festival Música na Estrada (região norte e centro-oeste), que caminha para sua 7ª edição em 2017, e o Circuito Cultural da Cidadania que chega a sua 3ª edição neste ano na região sudeste.
www.kommitment.com.br

Música no Museu
Música no Museu, iniciado em 1997, tornou-se a maior Série de música clássica do Brasil, reconhecido pelo RankBrasil, a versão brasileira do Guinness Book. Seus números são impressionantes chegando a fazer mais de 500 concertos por ano, de norte a sul do Brasil, ocupando cerca de 2.500 músicos/ano, além de uma vertente internacional, desde 2006 em cidades de Portugal, Espanha, França, USA (inclusive no Carnegie Hall em Nova Iorque),Republica Tcheca, Marrocos, India, Itália, Alemanha, Austria, Chile, Argentina, Vietnam e Australia, levando músicos e a musica brasileira para o exterior. Para maiores informações, veja o site do projeto: www.musicanomuseu.com.br.

Dupla Escola
A Escola Estadual Mauricio Azedo, localizada no Caju, faz parte do Programa Dupla Escola da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. O Programa Dupla Escola tem como objetivo transformar a unidade escolar convencional em um espaço de oportunidade para o aluno, onde ele entenda que o investimento nos estudos é importante para o seu futuro. Dupla Escola significa duas vezes escola: jornada dupla. E, para manter um adolescente na escola em tempo integral, é importante que o espaço seja atrativo. Assim, é necessário que a política de educação entenda o que o jovem quer e atenda aos seus anseios. Algumas das unidades que ofertam cursos de formação profissional contam com parceiros da iniciativa privada, como é o caso do Grupo Libra.







Esse evento foi acessado 125 vezes.


Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Saiba como anunciar no Galeria Musical

Outros Eventos

Outros Artistas