Notícias

GALERIA MUSICAL COMPLETA 5 ANOS


Postado em 06/09/2013

GALERIA MUSICAL COMPLETA 5 ANOS title=

Todos os dias desses cinco anos que o Galeria Musical completou no último dia 01 de setembro, foram e são tomados de uma satisfação incrível em me preparar em meu escritório para escrever para o site. Seja uma nota importante sobre algum artista, algum novo lançamento, ou sobre o próprio site; seja em uma resenha de álbum de artistas já consagrados, ou ainda um artista independente que está iniciando a sua carreira ou a mantendo em busca de um lugar nos players de mídias diversas dos consumidores de música. Em qualquer que seja o trabalho, é sempre prazeroso trabalhar aqui.

Mas acho fazer cinco anos, além do fato de ser uma data redonda, é um marco muito significativo. Desde a simples versão do GM em HTML estático, que dava um enorme trabalho para atualizar, até a versão atual, em tecnologia mais moderna, e com a estrutura cada vez mais dinâmica, o GM sempre teve como propósito único falar sobre música, dando a nossa opinião justa e independente sobre CDs, DVDs e toda a sorte de acontecimentos no mundo da música.

Escrever sobre música tem sido uma constante em minha vida desde os distantes anos 1990, mais precisamente quando editava um fanzine do fã clube carioca Get Back, dedicado ao Beatles, na segunda metade da década. Após esse período experimentei a sensação de ter uma coluna – Long Live Rock - em um grande veículo, o famoso site Whiplash e, logo depois, pilotei o blog (que virou site) Revolvermusic. O tal site durou até 2007, e me ensinou muita coisa sobre o que e como escrever.

O GM surgiu depois disso, em 2008, visto que eu estava carente de ter um veículo próprio desde o fim do Revolvermusic. O nome foi dado por um amigo (obrigado Zé!) que se empenhou em ficar matutando um nome, e chegou com essa pequena maravilha (bem, pelo menos eu acho). O primeiro logotipo foi feito por mim e foi usado durante dois anos, até ganhar de presente o logo que é usado até hoje (obrigado Felipe Maretta!).

A proposta do GM foi diferente desde o princípio, o site é colaborativo, integrado com as redes sociais, e recebe textos de vários outros críticos que compartilham comigo a paixão pela música. Diversas seções novas foram criadas, além de um PodCast voltado para a cena independente e de tantos outros atrativos, que vivem trazendo audiência para o nosso site.

Então nada disso seria válido sem a nossa audiência, sem você leitor, que entra no GM para saber o que os críticos estão falando sobre o novo disco de determinado artista, ou para pegar uma dica de disco para ouvir ou comprar. Em tempos de mortes anunciadas (e nem sempre efetivadas) do CD e do MP3, em tempos onde o tempo é escasso, e muitas vezes até de falta de interesse do público por uma informação mais completa, por um texto relevante, me enche de orgulho observar as estatísticas e perceber que ainda somos muitos os que se importam com a música em sua essência, e não só com um gadget lotado de músicas sem qualquer critério.

Ao longo desse tempo fizemos um trabalho que julgo importantíssimo em relação ao cenário independente, através de colunas como “Banda do Mês”, as coletâneas “Galeria Independente”, o podcast “GaleriaCast”, a seção de independentes, downloads, promoções, e as novidades que ainda virão por aí. A partir de nossas resenhas fizemos muitas amizades com essa turma que trabalha no underground, sempre respeitando o rigor jornalístico, claro. Entre eles, quero citar artistas como Nuno Marques, Apocalypse, Gametas, Lestics, Bleffe, Erik Figueiredo (e sua banda Geiser), Pedro Martins (e sua banda Viramundo), Olívia Genesi, Wilian Tibério, Elevadores, Marco Aguyar, Badhoneys, Bjack, The Black Bullets, Márcio Biaso, Fuzzcass, que além de fazerem boa música, construíram comigo uma boa amizade.

Já que estou falando de agradecimentos não posso deixar de citar as gravadoras que nos mantém ocupado ouvindo os discos que são enviados todos os dias para a nossa redação, e as quais já peço desculpas pela eventual demora com a publicação de alguns textos devido a quantidade de material que recebemos. Quero citar, em especial, as gravadoras Discobertas, Oversonic Music, Sala de Som Records, Tratore, Mutante, por sempre confiar no nosso trabalho. As assessorias de imprensa também tem tido um papel fundamental, nos incluindo na lista que veículos que recebem discos de gravadoras as quais os seus artistas estão veiculados. Obrigado à Nani Santoro, Daniela Turano, Samara Ventura, Noeme Wendling, Priscila Stille, Nanda Dias, Juliana Feltz, Daniela Ribeiro, Eliton Tomazi, Adriana Bueno, Silvana Cardoso, e me desculpe os que eu por ventura me esqueci de citar.

Não posso esquecer também dos patrocinadores do site, já que “saco vazio não para em pé”, e queria agradecer a todos que já anunciaram no Galeria, mas em especial à loja Loucos por Música (http://www.loucospormusica.com/) pelos anos de parceria, e pelo patrocinador atual, a Toca do Vinil (https://www.facebook.com/tocadovinilcaxias ), por colaborarem com a manutenção financeira do nosso site.

Por fim, quero agradecer a todos os colaboradores do GM, responsáveis por tornar o site um veículo de opiniões heterogêneas. Em especial queria agradecer ao Rafael Correa e ao Pedro Martins por terem sido muito importantes no início da caminhada do Galeria, e também aos amigos que começaram a colaborar mais recentemente como Valdir Jr, David Oaski, Cesar Gavin e Thais Sechetin, além do Fábio Cavalcanti que colocou os seus textos à nossa disposição. Mas quero também dizer que cada um dos colaboradores é importante, mesmo os que colaboram “de vez em nunca”, mas que sempre que chegarem por aqui encontrarão as portas abertas.

Como todos podem observar aqui http://www.galeriamusical.com.br/ano.php a quantidade de textos que publicamos por ano tem crescido muito. Hoje temos um catálogo de 414 artistas, 647 resenhas e informações sobre 1044 álbuns dos mais diversos estilos. Isso sem contar com as seções especiais como Discografias Comentadas, Notas, Listas, Galeria de Músicas, Entrevistas, e etc.

Em relação ao público atingido pelo site, temos uma visitação de quase 20 mil pessoas por mês, além de números expressivos em redes sociais como Facebook (2278 no perfil e 2103 na fanpage) e Twitter (1410 seguidores), sem contar as outras tantas redes em que também estamos presentes.

Então, eu não poderia deixar passar em branco o nosso aniversário de cinco anos, mesmo com seis dias de atraso, aqui estão as minhas considerações em forma de “resumo” do que aconteceu por aqui durante esse tempo. E quero dizer que não é fácil conciliar tudo ao mesmo tempo, o site, os meus outros trabalhos, o mestrado, a família, mas cada elogio (ou até mesmo as críticas construtivas) e depoimentos que recebo todos os dias sobre o trabalho que o GM faz em prol da música são o combustível que faz essa jukebox de opiniões funcionar. Tudo isso vale muito a pena! Espero que nos próximos anos, que certamente virão para o Galeria Musical, possamos trazer ainda mais conteúdo, novas seções, inovações e tudo mais que torne a sua visita uma estimulante experiência. Obrigado, e continuem conosco!

Anderson Nascimento
Editor
[email protected]




Esta nota foi lida 1362 vezes.