Notícias

CONFIRA NOSSA LISTA DE MELHORES DE 2013


Postado em 30/12/2013

CONFIRA NOSSA LISTA DE MELHORES DE 2013 title=

Em 2013 o site Galeria Musical completou cinco anos de idade. Foi um ano muito especial em termos de crescimento. Vimos o nosso número de leitores aumentar consideravelmente, ganhamos novos e assíduos colaboradores, tivemos importantes mudanças no mecanismo que sustenta a estrutura do site, além de também criarmos novas seções e parcerias.

Uma das novidades desse ano foi a votação promovida entre os colaboradores do site para a escolha dos melhores discos de 2013, e a consequente construção das indefectíveis listas de melhores discos nacionais e gringos.

Os colaboradores mais assíduos do site foram convidados, e sete deles nos ajudaram na construção da lista, participando da votação, a saber: Anderson Nascimento, Thais Sechetin, Valdir Junior (pai dessa iniciativa), David Oaski, Tiago Meneses, Queison Alves e Felipe Lucena, aos quais aproveito para agradecer aqui publicamente.

Explicando rapidamente o critério definido para chegarmos ao resultado final, foi pedido para cada colaborador escolher em ordem os cinco melhores discos nacionais e internacionais. A partir daí foi definido um esquema de pontuação que atribuía 30 pontos para o 1° Lugar, 20 para o 2°, 10 para o 3°, 5 para o 4°, 3 para o 5° e 2 para cada vez que o álbum fosse citado.

O resultado desse processo, iniciado na segunda parte do mês de novembro, foi bastante interessante. No total os colaboradores do GM citaram 45 álbuns distintos, sendo 26 nacionais e 19 gringos, o que revela que os discos gringos listados foram repetidos mais vezes na votação, enquanto que as escolhas entre os álbuns nacionais foram mais diversificadas. Interessante também notar que a única unanimidade entre os colaboradores foi “The Next Day”, do David Bowie, citado em todas as listas que nos foram enviadas. Outra observação válida ao fim da votação é que o cenário independente brasileiro imperou entre os discos nacionais citados, o que mostra que o som dessa galera está atingindo cada vez mais pessoas.

Assim chegamos às nossas listas de melhores álbuns nacionais e internacionais, feita pela primeira vez desde que inauguramos o site lá em 2008. Bom, apesar de as listas nunca conseguirem agradar a todos (ninguém realmente consegue isso, ainda mais se tratando de opinião), esperamos que vocês gostem da iniciativa e que comentem as escolhas de nossos colaboradores.

Aproveitamos também para agradecer a companhia de vocês em 2013, e esperamos contar com sua visita em 2014. Também gostaria de desejar um 2014 repleto de alegrias, felicidades, saúde, e que jamais falte música em sua vida.

Aqui você acessa a nossa lista com os melhores discos nacionais de 2013

Aqui você acessa a nossa lista com os melhores discos internacionais de 2013





Esta nota foi lida 1391 vezes.