Notícias

RELESPÚBLICA ESTÁ DE VOLTA COM SINGLE JAMES BROWN EM DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Postado em 20/11/2020

RELESPÚBLICA ESTÁ DE VOLTA COM SINGLE JAMES BROWN EM DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA title=

Por Anderson Nascimento

A Relespública está de volta com o single inédito James Brown, que acaba de sair como contribuição ao importante Dia da Consciência Negra (20/11).

Com o single, a Reles inicia o ciclo de comemorações pelo início da terceira década de atividades enquanto banda. O trio formado por Fábio Elias, Emanuel Moon e Ricardo Bastos, encontrou um cantinho especial no coração de todos aqueles que acompanham o Rock brasileiro, sem se limitar apenas ao mainstream.

A banda é dona de pelo menos dois álbuns que devem ocupar um lugar de destaque na discografia do Rock brasileiro: “O Circo Está Armado” (2000), álbum que tornou a banda conhecida para além das fronteiras de Curitiba; e “As Histórias São Iguais” (2003), álbum que trouxe a banda de volta ao seminal formato de trio.

O novo single é Reles até o talo, trata-se de um Rock cheio de camadas e referências ao som que moldou a expertise musical da banda. “James Brown”, que traz a elegante participação de Edgard Scandurra (Ira!) na guitarra, apesar de inédita em disco, é uma canção composta no início dos anos 1990.

Sobre a música, e consequente homenagem ao James Brown, Fábio Elias afirmou: “James Brown era o pai de todos na nossa singela opinião de jovens descobridores daqueles caras como Otis Redding, Sam Cooke, Marvin Gaye e todos os outros das gravadoras Motown e Stax. Um mod de verdade tem que ouvir música negra. Está no DNA mod”.

Outra curiosidade está na participação de Scadurra. A gravação de sua guitarra foi feita em 2005, no estúdio Mosh, quando a Reles ensaiava para o projeto “MTV Apresenta Relespública” (2005), e ficou guardada até finalmente ser usada no novo single.

Impossível também não destacar a linda arte da capa do single. Feita pelo curitibano Guilherme Caldas, autor das clássicas HQs Candyland ao lado do paulista Olavo Rocha (outro grande músico, responsável por bandas como Lestics, Gianoukas Papoulas e Dolores Fantasma), e também da belíssima arte de “As Histórias São Iguais”.

E as novidades não param por aí, a banda, agora contratados da Volts, movimento fonográfico paranaense especializado no mercado de Rock e Pop, promete muitas novidades para o ano que vem. Se não nos faltavam motivos para aguardar por 2021, imaginem agora!







Esta nota foi lida 62 vezes.