Resenha do Cd Cabeça Dinossauro (30 Anos) / Titãs

CABEÇA DINOSSAURO (30 ANOS) title=

CABEÇA DINOSSAURO (30 ANOS)
TITÃS
2012

WARNER MUSIC
Por Cesar Gavin

Foi relançado recentemente o álbum Cabeça Dinossauro dos Titãs, uma edição comemorativa de 30 anos de carreira. Uma joia rara para colecionador, que vem acompanhado de fotos raras, cd remasterizado e um cd bônus com a demotape gravada na época.

Vinte e seis anos depois que o disco foi lançado, estou aqui escrevendo. E aí meu (minha) camarada... o som (ainda) bate forte! Oito caras "nervosos". Eles, os Titãs, escreveram a obra prima de um dos discos mais importantes do rock brasileiro. Aposto que este "clássico" entra no seu "top 10" ou talvez no "top 5", como diria Rob Gordon do filme "Alta Fidelidade".

E eu me sinto um privilegiado, pois tive a chance de acompanhar todo o processo de composição deste disco, acompanhando o Charles Gavin, meu irmão, que fez parte da "melhor banda de todos os tempos da última semana".

Aumento o volume, coloco mais grave e ouço novamente a demotape, que vem com a inédita "Vai Pra Rua", cantada por Arnaldo Antunes. Som alto! Música que padece, que endurece! Disco que só comprova quem são os Titãs, com o talento sempre a frente de tudo. As composições já estavam todas prontas, arranjadas e afiadas para invadir o país. Eles só precisavam de um produtor para "traduzir" a sonoridade crua e agressiva da demotape para o disco. Percurso curto. Escolheram o renomado produtor Liminha. Química que deu certo por anos e anos. Ele gravou e timbrou os instrumentos, mexeu um pouco na sequência dos coros (backing vocal), teve a ideia de inverter a fita na faixa "A Face do Destruidor" e pedir para Paulo Miklos cantar em cima, nos dando a impressão de uma banda punk inglesa. Colocou bateria eletrônica nas faixas "O Quê?", "Cabeça Dinossauro" e "Dívidas". Destaque para "Bichos Escrotos" que ficou com mais suingue e aumentou o andamento de "Família". Resultado? Isso a gente já sabe... a história foi criada.

Cabeça Dinossauro...

Letras com teor político e social! Uma fúria encravada de uma turma que invadiu nossos ouvidos e nossas casas, abordando as obrigações forçadas da família. Foram autênticos em dizer que não gostavam da Igreja, relataram as dívidas dos brasileiros e do seu estado violência. Falaram que o homem primata não tinha evoluído nada, pois a face do destruidor é o construtor e que aqui na face da terra,só bichos escrotos é que vai ter. Pediram pra polícia nos proteger, nos ajudar, mas os Titãs estavam cansados de moralismo, ficando roucos de tanto gritar e loucos de tanto pensar... aa uu! Mas o que não pode ser que não é? Eles afugentaram os maus espíritos com os batuques de cabeça dinossauro. E ainda criaram o hino "porrada, porrada nos caras que não fazem nada"

Vinte e seis anos depois, eu estou aqui escrevendo...

Texto publicado originalmente no blog Vitrola Verde.

Resenha Publicada em 02/08/2013





Esta resenha foi lida 2733 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Outras Resenhas do Artista

CDs


DVDs


Outras Resenhas