Postagem do Blog

SHOW DE GRAVAÇÃO DO DVD DA BANDA NOTURNALL


Postado em 08/04/2014

SHOW DE GRAVAÇÃO DO DVD DA BANDA NOTURNALL WIDTH=
Por Valdir Junior

O conceito de “super-banda” dentro da história do Rock não é nada novo. Desde o álbum “Million Dollar Quartet” com Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Carl Perkins e Johnny Cash, passando pelo “The Super Super Blues Band” com Bo Diddley, Muddy Waters, Little Walter e Howlin Wolf, e o Cream de Eric Clapton, Jack Bruce e Ginger Baker, nas últimas décadas sempre em algum momento temos a notícia da união de músicos do mais alto calibre juntando forças para um projeto musical,

A mais recente “super-banda” no mundo do heavy metal é o Noturnall. Banda composta por Thiago Bianchi, Leo Mancini, Fernando Quesada e Juninho Carelli, todos do Shaman e Aquiles Priester (Hangar, ex-Angra). Formado em 2013, a partir do projeto que resultaria no 5º álbum de estúdio do Shaman, que numa mudança de direção musical se tornou essa uma nova banda com um novo conceito de trabalho para os músicos.

Trabalho esse que se caracteriza por um som bem pesado e agressivo, e onde os membros da banda expõem todo seu potencial como instrumentistas nos arranjos e nas performances das músicas. Esse é um dos aspectos que mais se sobressaem e chamam atenção no som do Noturnall.

Lançado em fevereiro de 2014, o ótimo auto-intitulado CD, que em poucos meses vem recebendo resposta de público e vendagem surpreendentes, superou as expectativas dos membros do Noturnall - O CD vendeu em uma semana muito mais do que em toda carreira deles com o Shaman! -, e para festejar esse momento e ao mesmo tempo iniciar a turnê de divulgação do disco, no final de março o Noturnall subiu ao palco da casa de shows “Carioca Club” em São Paulo, para gravação do seu primeiro DVD ao vivo.



O “Galeria Musical” esteve presente cobrindo esse grande show, logo após a passagem de som, Thiago Bianchi (vocal) e Fernando Quesada (baixo) deram uma rápida entrevista coletiva para a imprensa presente, onde eles falaram sobre o álbum e as músicas do Noturnall, pautando como elas foram feitas com muita vontade, sentimento, paixão; as diferenças entre o som do Shaman e do Noturnall; a importância fundamental de Russell Allen (vocalista da banda americana Symphony X, e também um dos produtores do CD) papel que foi além do lado profissional deste, que acabou apadrinhando a banda e tornando-se parte “da família”; e a importância de se fazer hoje uma música que seja honesta e que transmita um mensagem de verdade para o publico.

O show contava com uma estrutura impecável, super profissional, com uma eficiência digna do mercado internacional, que só deixa ainda mais claro que o Noturnall não está brincando e mira atingir todos os mercados e públicos, mostrando um trabalho com toda qualidade possível no palco. O palco contou com um sistema de som e iluminação que interagia com o telão ao fundo e com as músicas tocadas, a banda conseguiu fazer do show uma grande e surpreendente festa.
Com um set list impecável, a banda abriu o show com a incrível “No Turn At All” que também abre o CD, o público que lotava o local recebeu enlouquecidos a banda de forma tão catártica cantando, pulando, se entregando completamente à performance do Noturnall. Outros destaques foram as músicas “Master of Deception”, “St Trigger”, “Sugar Pill” e a lindíssima balada “Last Wish” que contou com a participação do violoncelista, Luiz Fernando Venturelli, de 13 anos .

Tocando 9 das 10 faixas do Cd, O Noturnall colocou no set list alguns covers que caíram como uma luva dentro da sonoridade da banda, um exemplo é “Symphony of Destruction” do Megadeth, tocaram também “Inferno Veil” do Shaman. O ponto alto da noite que ficará para sempre registrada no DVD, foi a participação especialíssima de Russell Allen em “Nocturnall Human Side”, o público já totalmente embriagado pela energia que o Noturnall despeja no último volume, enlouqueceu de vez com a presença de Russell, que terminou o show cantando ao lado de Thiago mais dois hinos do heavy metal, “Sant Up and Shout” do Ronnie James Dio e o clássico imortal do Black Sabbath “War Pigs”.

O saldo final dessa noite regada ao mais sincero, feroz e acima tudo avassalador som que o Noturnall faz, deixa claro que essa é a banda mais promissora e instigante de heavy metal brasileiro na atualidade. A banda já arrombou os portões da mesmice musical, agora ninguém mais os seguram, dada a recepção do publico e dos fãs nesta noite, com certeza ouviremos falar muito ainda sobre o Noturnall. Agora é só esperar por esse DVD arrasador!





Este post foi lido 2786 vezes.