Postagem do Blog

O QUE A MÚSICA TEM A VER COM JOGO? UMA QUESTÃO INTERESSANTE


Postado em 28/04/2014

O QUE A MÚSICA TEM A VER COM JOGO? UMA QUESTÃO INTERESSANTE WIDTH=
Por

Qualquer especialista em marketing ou vendas do nosso tempo conhece evidentemente até ao pormenor a importância que a música tem para conseguir vender qualquer produto. Como tal, não é indiferente que, no que diz respeito a jogo, por exemplo, o som de fichas ou até o som das máquinas quando se jogam determinados jogos como roleta, poker, blackjack ou até slots fisicamente ou online faça uma diferença muito grande junto dos jogadores ou ainda que certos sons sejam imediatamente associados a este tipo de atividades. Por exemplo, no caso de jogar Slots online no SlotsOnline.pt pode verificar que, existem certos sons no site e no jogo que além de serem associados apenas a este site são também motivadores e incentivadores do jogo.

Diversos estudos científicos publicados têm obviamente contribuído para essa visão, cada vez mais segura, de que a música tem um papel importantíssimo nas nossas vidas, contribuindo para a produtividade, como terapia, etc.

Mas falemos de jogo, designadamente de poker. Está mais do que demonstrado que a música tem uma forte influência sobre os jogadores de poker, influenciando o seu desempenho.

Tanto assim é que já ninguém se surpreende ao ver os jogadores de poker que se sentam em cassinos com auscultadores nos ouvidos. Aliás, isto, tornou-se uma moda, tal como o uso de óculos de sol ou os protetores solares. O observador médio pensa que isso é porque a música relaxa e os jogadores escolhem conscientemente fazer isso. Mas, de acordo com os especialistas isso não é inteiramente verdade. Segundo muitos psicólogos a necessidade de ouvir música encontra as suas razões, na explicação do «reflexo condicionado» de Pavlov.

Exatamente o mesmo mecanismo pode ser observado entre os jogadores de poker. Claro que ouvir música, não nos faz ensalivar, como um cão ao ouvir um sino cada vez que espera que lhe forneçam alimento, mas influência, de certo modo a mente do jogador.

A música é uma ferramenta incrível, não importa se é jazz, pop ou rock, mas influencia o desempenho de cada jogador porque ativa diferentes níveis de concentração e de compreensão, que interagem com o nosso humor e estado mental.

Um dos profissionais de poker, mais conhecidos, Antonio Esfandiari afirma que quando nada corre de feição gosta de ouvir música suave e que, quando está a sair-se bem no jogo, prefere ouvir Eminem.

Por tudo isto, não podemos ignorar o poder da música, seja em qualquer atividade que façamos e, especialmente, como algo muito poderoso para ajudar a lembrar, associar e motivar. E, em particular, no caso de estabelecimentos comerciais, isto revela muito o estado de espírito que uma empresa quer incutir nos seus clientes, por exemplo, mas no que diz respeito a jogos ou trabalho pode ditar a diferença, muitas vezes imperceptível, na concentração ou sucesso em determinada atividade. Assim, a música está em todo o lado e com uma influencia em praticamente tudo o que fazemos, mesmo que, na maioria dos casos, nem demos conta desse fato.





Este post foi lido 2805 vezes.