New Document

Galeria Musical

Galeria de Músicas


Músicas

    1 - JUST LIKE TOM THUMBS BLUES
    HIGHWAY 61 REVISITED
    BOB DYLAN
    1965
    Por Danton K







    E tudo começa com o mestre. Presente em Highway 61 Revisited, um dos melhores álbuns da história, essa música não é das mais conhecidas, embora seja a preferida de muitos fãs. Dylan apresenta suas garotas com mais precisão do que um catálogo de modelos. E dá uma grande dica para quem, casualmente, encontrar-se perdido na Páscoa de Juarez: “Não se faça de arrogante quando estiver na Rue Morgue Avenue, eles têm mulheres famintas lá e elas farão um estrago com você”.

    2 - ROXANNE
    OUTLANDOS D'AMOUR
    POLICE, THE
    1978
    Por Danton K







    Talvez a prostituta mais famosa da música pop. Esse é um dos maiores hits de Sting e companhia. “Eu te amei desde que conheci você (...), eu não dividirei você com outro garoto.” Pobre Sting...

    3 - DAMAS DA NOITE
    EU SOU FEIO...MAS SOU BONITO!
    WANDER WILDNER
    2001
    Por Danton K







    O punk brega traça um perfil não muito glamouroso da noite porto-alegrense, tendo como base a avenida Oswaldo Aranha, reduto de prostitutas, travestis e mau elementos. “Eu vejo mulheres, na chuva da noite, entregando seus corpos pra qualquer um, a velhos e gordos mais podres que a noite.” Uma homenagem sincera às mulheres que admiramos.

    4 - WHEN THE SUN GOES DOWN
    WHATEVER PEOPLE SAY I AM, THAT WHAT IM NOT
    ARCTIC MONKEYS
    2006
    Por Danton K







    Destaque de um disco surpreendente, essa foi a melhor canção do ano passado. O tema pode até estar manjado em pleno ano de 2006, quando programas são agendados pela internet e sites exibem “test drives” das garotas. Mas os ingleses que são a sensação do momento o fizeram de forma tão displicente que fica impossível não se apaixonar pela música.

    5 - CHARLOTTE, THE HARLOT
    IRON MAIDEN
    IRON MAIDEN
    1980
    Por Rafael Correa







    Tão mítico quanto a figura de Eddie é a simbologia que circunda Charlotte, a doce prostituta de residente à 22 Acacia Avenue, no norte londrino. Canção marcante do álbum de estréia da Donzela, Charlotte aparece em outros discos do Maiden (como em “The Number of The Beast” e “No Prayer for the Dying”). É ela, pois, que certamente capitaneia todas as “meninas da vida” do heavy metal”.

    6 - GAROTO DE ALUGUEL
    A PELEJA DO DIABO COM O DONO DO CÉU
    ZÉ RAMALHO
    1980
    Por Danton K







    Aqui, quem canta é quem vende o corpo. Ou melhor, empresta, como ela(e)s gostam de dizer (e por pouco tempo). Missão fácil para Zé Ramalho, que ao chegar do Norte com uma mão na frente e outra atrás, teve de se virar (e não é no bom sentido) como pôde na cidade grande.

    7 - IM YOUR LATE NIGHT EVENING PROSTITUTE
    THE EARLY YEARS VOL.1
    TOM WAITS
    1991
    Por Rafael Correa







    Mais um que tentou mostrar o outro lado da história. Nessa balada melancólica, o bardo é direto e sem meias palavras: “Tive que estar aqui às 8 e vou ficar até às 2, tentarei o meu melhor para entreter você”.

    8 - HOUSE OF THE RISING SUN
    THE ANIMALS (US)
    ANIMALS, THE
    1964
    Por Rafael Correa







    Este é mais um exemplo de uma folk song eternizada no mundo rock: a canção ré um verdadeiro relato de degradação ocorrido em Nova Orleans, nos Estados Unidos. Com o passar do tempo, além de versar sobre alcoolismo e latrocínios, “House of the Rising Sun” foi concebido um bordel insano, local do verdadeiro pecado sexual. Ao menos esta é a mensagem percebida na versão gravada pelos The Animals, lançada em 1964 no B’side do single “Talkin’ ‘bout You”.

    9 - ST. JAMES INFIRMARY BLUES
    ESSENTIAL LOUIS ARMSTRONG
    LOUIS ARMSTRONG
    2004
    Por Rafael Correa







    Na verdade, é impossível precisar o autor de “St. James Infirmary”: trata-se, na verdade, de uma típica folk song americana enraizada ao século XIX que, ao passar do tempo, foi ganhando diversas roupagens, sempre mantendo a essência do relato da história de um cafetão que vai à enfermaria do hospital St. James se despedir de uma de suas “meninas”, morte em uma luta de navalha em razão da disputa de um ponto de prostituição. Diversos artistas gravaram a canção (dos mais recentes, destacam-se Jô Soares e Hugh Laurie), mas, por apego ao classicismo, mencionamos aqui o eterno Louis Armstrong em gravação de 1928!

    10 - VOU TIRAR VOCÊ DESSE LUGAR
    20 SUPER SUCESSOS
    ODAIR JOSÉ
    1997
    Por Danton K







    Clássico absoluto. Conta a velha história do homem que se apaixona por uma garota de programa e tenta convencê-la a mudar de vida, embora saiba que o passado pode estar sempre por perto. Somente Odair José poderia abordar a questão com tanta sensibilidade. Foi regravada por Paulo Miklos e Los Hermanos.

    11 - GENI E O ZEPPELIN
    ÓPERA DO MALANDRO
    CHICO BUARQUE
    1979
    Por Anderson Nascimento







    Chico narra nessa canção a ascensão e queda de uma “moça” que faz a alegria aos homens de uma determinada cidade. À medida que Geni fazia a alegria da rapaziada devido a sua “bondade”, Geni era igualmente criticada. Por ironia do destino coube a ela salvar a cidade de ser explodida, bastando para isso fazer algumas “gentilezas” ao comandante que ordenou o ataque à cidade. Trata-se de uma crítica ferrenha à hipocrisia de uma sociedade que só pensa no próprio umbigo, além de interesses meramente próprios pesarem quanto ao julgamento das pessoas.

    12 - KILLER QUEEN
    SHEER HEART ATTACK
    QUEEN
    1974
    Por Rafael Correa







    Freddie Mercury foi uma singular alma poética, inabalável em suas perspectivas e sensível a tudo que ocorria ao seu entorno. Pouco tempo após o lançamento de “Sheer Heart Attack”, em decorrência do sucesso feito pelo single do disco (“Killer Queen” alcançou o segundo lugar nas paradas britânicas), Mercury não hesitou em confessar que canção contava a história de uma dama rica que se tornava prostituta. “É uma radiografia da alta sociedade inglesa”. Pura verdade.


BUSCA POR ARTISTAS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

BUSCA INTERNA

ANIVERSARIANTES DE HOJE


ANUNCIANTES