New Document

Galeria Musical

Galeria de Músicas


Músicas

    1 - CHRISTMAS TIME (IS HERE AGAIN)
    THE BEATLES CHRISTMAS ALBUM
    BEATLES, THE
    1970
    Por Anderson Nascimento







    Para iniciar essa lista de canções natalinas, eu selecionei uma sequência com os Beatles e suas respectivas carreiras solo. Todo Natal os Beatles gravavam um disco para presentear o fã clube oficial da banda. Nesses discos os Beatles gravavam mensagens para os fãs agradecendo aos mesmos por comprar os discos, irem aos shows e etc. Além disso, os Beatles também enxertavam trechos de canções e criavam novas músicas com mensagens natalinas, “Christmas Time (Is Here Again)” é o caso mais famoso, e foi gravada para o natal de 1967. Em 1970 foi lançado este LP nos Estados Unidos (também para o fã clube) com a compilação dos álbuns com essas mensagens de 1963 à 1969. A canção saiu também como lado B do single “Free As A Bird” de 1995 e foi regravada para o álbum natalino de Ringo Starr em 1999.

    2 - HAPPY XMAS (WAR IS OVER)
    SHAVED FISH
    JOHN LENNON
    1975
    Por Anderson Nascimento







    John Lennon criou com essa música um verdadeiro hino não só para o natal, mas também como canção pacifista, já que a música era também um protesto contra a guerra do Vietnã. Até hoje a canção é uma das mais emblemáticas já gravadas, sendo impossível passar o Natal sem ouvi-la tocar em algum lugar. No Brasil a música ganhou uma versão da cantora Simone, mas acho melhor esquecermos isso, certo?

    3 - WONDERFUL CHRISTMASTIME
    WONDERFUL CHRISTMAS TIME
    PAUL MCCARTNEY
    1979
    Por Anderson Nascimento







    Paul McCartney gravou essa canção sozinho, apesar de sua banda Wings aparecer no clipe da mesma e tocá-la em sua última turnê. Mesmo simples, a música é até hoje muito executada nas rádios do mundo todo. A canção foi lançada em um compacto lançado em 1979 e também como bônus do álbum “Back To The Egg”.

    4 - DING DONG, DING DONG
    Dark Horse
    GEORGE HARRISON
    1974
    Por Anderson Nascimento







    George Harrison foi o segundo Beatle a gravar comercialmente uma canção de natal. Essa alegre canção saiu em um momento difícil na carreira de George, era o período de separação conjugal e de uma turnê americana cheia de problemas, entre eles, a sua voz que praticamente desapareceu nessa época. A música foi lançada em compacto, ganhou vídeo clipe (onde George inclusive aparece vestido com a mesma roupa usada na capa do Sgt. Peppers) e está álbum Dark Horse, um dos mais fracos da carreira do ex-Beatle. Uma menção especial à banda que toca nessa música: Gary Wright no piano, Mick Jones, Alvin Lee e Ron Wood nos violões, Klaus Voorman no baixo, Ringo Starr e Jim Keltner na bateria.

    5 - I WANNA BE SANTA CLAUS
    I WANNA BE SANTA CLAUS
    RINGO STARR
    1999
    Por Anderson Nascimento







    O bom momento, iniciado com o álbum “Vertical Man”, ao qual Ringo estava retomando em sua carreira, rendeu um álbum com canções natalinas em 1999. Neste álbum, Ringo regrava “Christmas Time (Is Here Again)” dos Beatles, além de cantar clássicos natalinos e compor novos temas com base no Rock and Roll, caso da faixa “I Wanna Be Santa Claus”, faixa recheada de guitarras, côros vocais e trucagens de estúdio, tornando a data natalina muito mais Rock and Roll.

    6 - I DRIVE HOME FOR CHRISTMAS
    THE BEST OF CHRIS REA
    CHRIS REA
    1988
    Por Anderson Nascimento







    Chris Rea foi um cantor de muito sucesso na Inglaterra ao longo dos anos oitenta. Conhecido por sua voz rouca, Chris escreveu e interpretou belissimamente essa faixa tornando-a um ícone não só natalino, mas da música Pop em geral. A canção, inspirada em uma longa viagem de carro pela Inglaterra, foi gravada em 1988 para essa coletânea e voltou às paradas de sucesso novamente em 2007.

    7 - CHRISTMAS LIGHT
    CHRISTMAS LIGHT
    COLDPLAY
    2010
    Por Anderson Nascimento







    Essa faixa foi lançada em single para digital download e era esperada para integrar o futuro álbum do Coldplay, que veio a se chamar “Mylo Xyloto”, o que acabou não acontecendo. A música então ficou restrita ao vídeo clipe e ao download, já que ainda não figura em nenhum álbum da banda. Trata-se de uma bela canção que segue o tradicional estilo da banda.

    8 - LITTLE SAINT NICK
    THE BEACH BOYS CHRISTMAS ALBUM
    BEACH BOYS, THE
    1964
    Por Anderson Nascimento







    Gravada em 1963 para um compacto, a música entrou no álbum natalino “The Beach Boys Christmas”, lançado em 1964. A canção, escrita por Brian Wilson e Mike Love, tem todos os ingredientes que fazem parte das mais famosas canções da banda californiana, ou seja, belos arranjos vocais e levada surf-music.

    9 - MERRY CHRISTMAS (I DONT WANT TO FIGHT TONIGHT)
    BRIAN DRAIN
    RAMONES
    1989
    Por Anderson Nascimento







    Essa é para colocar todo mundo pra dançar, são os Ramones desejando feliz natal e, o mais interessante, é saber que a música está encravada em um álbum de carreira da banda, ou seja, não foi escrita com intuito de ser lançada comercialmente para as festas de fim de ano, apesar de o disco ter sido gravado em dezembro de 1988. Em apenas dois minutos a banda dá o seu recado usando o Rock and Roll como veículo.

    10 - RUN RUDOLPH RUN
    THE BEST OF CHUCK BERRY
    CHUCK BERRY
    1999
    Por Anderson Nascimento







    Apesar de não ter sido originalmente composta por Chuck Berry, ele foi o primeiro artista que a gravou, imprimindo a sua marca com guitarras vibrantes e refrãos repetitivos. Apesar de ter sido gravada em 1958, a música continua com uma pegada forte envolvente, tanto que até hoje a canção é escalada como trilha sonora para diversos filmes.

    11 - LETS MAKE CHRISTMAS MEAN
    THE COMPLETE JAMES BROWN CHRISTMAS
    JAMES BROWN
    1984
    Por Anderson Nascimento







    O “Mr. Dynamite” usa a sua peculiar forma de cantar para falar sobre o Natal. Chega a ser um pouco engraçada a interpretação de James Brown para a música, dando feliz Natal para o “os papais, mamães, vovôs e vovós”, já que o seu estilo musical está longe de lembrar datas como o Natal. O impressionante é que Brown foi além e gravou um disco inteiro inteiro com canções natalinas.

    12 - THANK GOD ITS CHRISTMAS
    GREATEST HITS III
    QUEEN
    1999
    Por Anderson Nascimento







    O Queen lançou essa música originalmente em um single preparado para o Natal de 1984. A canção foi escrita por Brian May e Roger Taylor, alcançando um grande sucesso comercial, mas não entraria em nenhum álbum de carreira da banda, vindo a aparecer somente na coletânea “Queen Greatest Hits III”, lançada em 1999. Trata-se de uma grande música, recheada com todo o tempero característico do Queen, ou seja, arranjos vocais espertos e Freddy Mercury brincando nos vocais.

    13 - SANTA CLAUS IS BACK IN TOWN
    ELVIS CHRISTMAS ALBUM
    ELVIS PRESLEY
    1957
    Por Anderson Nascimento







    Elvis Presley dá um show de interpretação nessa canção, com pegada bluseira e a indefectível voz negra de Elvis, essa música não poderia ter ficado de fora dessa lista. A música foi gravada em 1957 para o quarto disco do Rei do Rock, todo com canções natalinas.

    14 - CHRISTMAS (BABY PLEASE COME HOME)
    A VERY SPECIAL CHRISTMAS
    VÁRIOS
    1990
    Por Anderson Nascimento







    Essa faixa foi gravada pelo U2 em 1987, vindo a aparecer em CD no primeiro volume da coleção “A Very Special Christmas”, lançada no mesmo ano. A música é, na verdade, uma canção antiga, escrita por Phil Spector, e gravada por Darlene Love em 1963. A música foi escolhida em 2010 pela Revista Rolling Stone como a maior canção de nataliana de Rock and Roll da história.

    15 - IT MUST BE SANTA
    CHRISTMAS IN THE HEART
    BOB DYLAN
    2009
    Por Anderson Nascimento







    Quem diria...Bob Dylan lançando um álbum natalino em pleno ano de 2009! A faixa é uma divertidíssima fanfarra e é, sem dúvidas, o melhor momento de seu álbum natalino. Impressionante que a voz de Dylan, com o audível desgaste do tempo, encaixa-se perfeitamente nessa música.

    16 - DO THEY KNOW ITS CHRISTMAS
    DO THEY KNOW ITS CHRISTMAS
    VÁRIOS
    1984
    Por Anderson Nascimento







    Na linha “We Are The World”, vários artistas se reuniram para gravar um single de natal beneficente para a Etiópia. A música foi escrita por Bob Geldof e por Midge Ure, e foi um grande sucesso, gerando clipe, e filme em VHS. Anos depois a empreitada gerou mais duas versões, uma em 1989 e outra em 2004.


BUSCA POR ARTISTAS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

BUSCA INTERNA

ANIVERSARIANTES DE HOJE


ANUNCIANTES