New Document

Galeria Musical

Galeria de Músicas


Músicas

    1 - É UMA PARTIDA DE FUTEBOL
    O SAMBA POCONÉ
    SKANK
    1996
    Por Anderson Nascimento







    Dificilmente uma música vai superar essa no quesito futebol. O clipe é empolgante e traz imagens do clássico Atlético MG X Cruzeiro tendo o (literalmente) velho Mineirão como cenário. Além de tudo, versos cativantes como “quem não sonhou em ser um jogador de futebol”, ajudaram a música a fazer o sucesso que fez e faz até hoje.

    2 - UMBABARAUMA
    ÁFRICA BRASIL
    JORGE BEN JOR
    1976
    Por Anderson Nascimento







    Aqui iniciamos as homenagens aos jogadores. Benjor é um apaixonado por futebol, e sempre incluiu em suas músicas e discos alguma referência ao esporte. Aqui a divertida faixa fala de um ponta de lança africano, mas Jorge Ben se utiliza de uma maravilha de suingue que poucos conseguem emular. No mesmo álbum há também a homenagem “a um tal” de Camisa 10 da Gávea.

    3 - AQUI É O PAÍS DO FUTEBOL
    MÉXICO 70
    WILSON SIMONAL
    2010
    Por Anderson Nascimento







    Falando em suingue, como deixar Wilson Simonal de fora dessa lista? A canção, de composição de Milton Nascimento e Fernando Brant, é uma homenagem ao jogador Tostão que, entre outras passagens, tem versos que exaltam a paixão do brasileiro pelo futebol. A canção foi gravada também por Milton Nascimento e Elis Regina, mas a versão que escolhemos para essa lista é a do Wilson Simonal, que dá à canção uma interpretação que tem tudo a ver com o futebol. Na época a canção foi lançada no Brasil em compacto duplo, mas saiu em LP no México em 1970. Curiosamente esse disco só foi lançado no Brasil em 2010.

    4 - CANHOTEIRO
    RAIMUNDO FAGNER E ZECA BALEIRO
    RAIMUNDO FAGNER E ZECA BALEIRO
    2003
    Por Anderson Nascimento







    Essa belíssima música interpretada por Raimundo Fagner e Zeca Baleiro é uma homenagem ao jogador José Ribamar de Oliveira, o Canhoteiro, que fez fama no São Paulo. Zeca Baleiro resolveu homenagear o jogador por dois motivos: descobriu que ele era o seu xará e que ele era seu conterrâneo. A canção foi lançada em disco feito em parceria entre Fagner e Zeca, que depois acabou virando DVD.

    5 - 1 X 0
    100 ANOS
    PIXINGUINHA
    1997
    Por Anderson Nascimento







    Pixinguinha compôs esse choro quando o Brasil conquistou a sua primeira Copa América (na época chamada de Campeonato Sul Americano de Futebol) em 1919. A competição é tida como um dos principais ingredientes na transformação do brasileiro em um povo fanático por futebol. Se a conquista foi importante para o futebol brasileiro, ela também representou um grande marco para a música, já que é o primeiro registro de uma música sobre o futebol feita no Brasil.

    6 - O FUTEBOL
    CHICO BUARQUE
    CHICO BUARQUE
    1989
    Por Anderson Nascimento







    Não é segredo para ninguém a paixão do tricolor (carioca) pelo futebol. Em 1989 Chico rendeu uma pequena homenagem ao seu esporte favorito com a música “O Futebol”. A faixa inclusive narra uma fictícia tabelinha entre craques como Didi, Garrincha, Pagão, Pelé e Canhoteiro.

    7 - FIO MARAVILHA
    BEN
    JORGE BEN JOR
    1972
    Por Anderson Nascimento







    Tarefa difícil não colocar mais de uma canção sobre o futebol feita por Ben jor. Aqui ele homenageia João Batista de Sales, jogador revelado pelo Flamengo, que não foi bem um craque, mas foi um daqueles jogadores que a torcida tinha muito carinho por ele. A homenagem rendeu problemas jurídicos pelo uso por Jorge do nome do jogador, até que em 2007 ficou tudo resolvido entre as partes. O clássico de Ben jor foi utilizado também como cântico da torcida do Botafogo para homenagear seu ídolo Túlio, que ganhou a alcunha “Maravilha” emprestada por essa canção.

    8 - EU QUERO VER GOL
    RAPPA MUNDI
    RAPPA, O
    1996
    Por Anderson Nascimento







    Essa é outra canção do Pop-Rock nacional que também marcou presença na lista por falar do momento mais importante de uma partida de futebol: o gol. A faixa, que descreve uma ida ao estádio, foi um dos grandes sucessos do disco mais bem sucedido da banda e afirma a velha máxima de Dadá Maravilha: não existe gol feio, feio é não fazer o gol.

    9 - O CAMPEÃO
    É MELHOR SORRIR
    NEGUINHO DA BEIJA FLOR
    1982
    Por Anderson Nascimento







    Essa canção é um verdadeiro clássico do futebol, cantada por torcidas nos estádios de todo o Brasil (principalmente no Rio de Janeiro), a música revela um domingo perfeito: ir ao estádio torcer pelo time que se é fã, com a esperança de ser campeão. O sucesso da música foi (e ainda é) tão grande que é difícil conhecer alguém que não saiba cantá-la.

    10 - VOU FESTEJAR
    DE PÉ NO CHÃO
    BETH CARVALHO
    1978
    Por Anderson Nascimento







    Após ser campeão, nada melhor do que festejar. Essa canção de Beth Carvalho não fala especificamente de futebol, mas foi adotada por torcidas de vários clubes – em especial a do Botafogo e do Atlético MG - como uma espécie de segundo hino, cantada em momentos de grande emoção nos estádios.


BUSCA POR ARTISTAS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

BUSCA INTERNA

ANUNCIANTES