New Document

Galeria Musical

Resenha de DVD

    LIVE... GATHERED IN THEIR MASSESBLACK SABBATH
    2013
    Por Valdir Junior

    opinião dos leitores: 5.00 de um total de 1 votos








    Na esteira do grande sucesso com o retorno do Black Sabbath e o sucesso do novo excelente e eletrizante álbum “13”, chega às lojas do mundo todo o DVD/CD ao vivo “Black Sabbath: Live... Gathered In Their Masses”, gravado durante a passagem da “2013 world tour” da banda pela Australia, mais precisamente na cidade de Melbourne, entre o final de abril e início de maio de 2013. Contando com 3/4 da formação clássica da banda: Ozzy Osbourne (vocais); Tony Iommi (guitarra) e Geezer Butler (baixo) e assumindo as baquetas como músico contratado, o baterista da banda solo de Ozzy Tommy Clufetos.

    Não é preciso dizer que uma banda como o Black Sabbath é uma das poucas no mundo que podem criar um set list inteiro só com sucessos e clássicos e ainda sim ficar muita coisa de fora. Aqui encontramos isso, e os hinos presentes são "War Pigs" (aqui com muitos links blueseiros de guitarra); "Black Sabbath", tão assustadora quanto a versão original; "N.I.B."; “Iron Man”; "Children of the Grave" e “Paranoid” que aqui começa com o “riff” de "Sabbath Bloody Sabbath” servindo de intro para ela.

    Antes da banda lançar “13” em Junho de 2013, eles já estavam tocando ao vivo algumas músicas novas do álbum para “experimentar o público”, o que é uma maneira bem prática de ver se a coisa iria funcionar ou não. Quatro delas aparecem aqui em suas primeiríssimas exibições: "Loner"; "End of the Beginning"; "God Is Dead?" e a excelente "Methademic".

    O que não dá para entender é lançar um DVD e CD ao vivo justamente desses primeiro momentos das músicas, onde o público não conheciam as músicas novas e pouco (ou quase nada) podiam se entregar e cantá-las com toda exaltação possível. Só pode ser mesmo para faturar logo em cima do sucesso dos shows que a banda vem fazendo pelo mundo (em outubro de 2013, foram quatro shows lotados aqui no Brasil) e também do sucesso e boa recepção de “13”.

    Mas uma coisa deve ficar bem clara, nada disso desabona a qualidade desse lançamento. A performace da banda é excepcional e eletrizante, mesmo que o vocal de Ozzy não seja mais como antes, ele não faz feio em momento algum; Toni Iommi mesmo com o problema de saúde que está(va) passando, é a grande força motriz da banda, seus solos de guitarra continuam inspiradíssimos e cheios de energia e vitalidade, e são varios momentos no show em que isso fica mais que evidente, o que acaba sendo um exemplo de vida e motivação para todos nós.
    Geezer Butler também não fica atrás, seu baixo é o “chão” que sustenta todo o peso e a força da banda, e mostra para muito garotão por aí como é que se consegue ao mesmo tempo chegar aos sessenta e poucos anos e continuar com toda força e entusiasmo possível. Tommy Clufetos continua fazendo um serviço correto na bateria, não deixa o pique cair em nenhum momento e segura a onda com respeito e sem estrelismos.

    O CD que acompanha o DVD traz apenas os principais momentos do Show e as quatro musicas novas de “13”, mesmo deixando algumas músicas de fora o CD cria uma certa unidade que fortalece muito a consistência e a dinâmica do álbum. Portanto corra atrás da versão que vem o CD, já que há uma edição “standard” no mercado só com o DVD. A qualidade das imagens e do som são excepcionais, conseguem dar a nítida sensação de se estar bem ali na primeira fila assistindo ao show e sentindo o “baque” bem nas nossas caras. Diversão certa para fãs e para todo aquele que goste de Rock e boa música.

    Resenha publicada em 23/12/2013





    Esta resenha foi lida 1826 vezes.

Classifique o álbum!



BUSCA POR ARTISTAS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

BUSCA INTERNA

ANIVERSARIANTES DE HOJE


ANUNCIANTES



outras resenhas do mesmo artista


CDs


Livros