New Document

Galeria Musical

Resenha de Livro

    THIS IS A CALL - A VIDA E A MÚSICA DE DAVE GROHLAutores: PAUL BRANNIGAN
    Editora: Leya Brasil
    Artista: FOO FIGHTERS
    Ano: 2012

    Resenha por Valdir Junior
    Opinião do autor:
    Opinião dos leitores: 4.00 de um total de 1 votos





    Hoje, falar do nome de Dave Grohl e de sua relevância para o Rock atual é como “chover no molhado”. Conhecido como “o cara mais bacana do rock”, amigo de Paul McCartney, John Paul Jones, Tom Petty entre outras lendas do panteão do rock and roll, Dave tem uma historia que por si só já se confunde com a do Rock.

    Diante desse “personagem” tão característico, o jornalista Paul Brannigan, que já foi editor da revista Kerrang! e também trabalhou nas revistas “Q” e “Mojo”, teve a chance de entrevistar Grohl inúmeras vezes e de certa forma conseguiu criar um certo laço de amizade com o entrevistado facilitando e muito para que informações pessoais fizessem parte do contexto das entrevistas, vale lembrar que o livro de Brannigan não é uma biografia autorizada.

    Com o cuidado de contar a historia de Dave Grohl desde a sua origem, Paul Brannigan traz o começo de tudo, com a chegada aos Estados Unidos dos antepassados de Dave, os Grohol , que mas tarde mudariam a grafia do nome para Grohl, o começo do interesse de Dave por música, a separação dos pais, as primeiras bandas até o sucesso como baterista do Nirvana.

    O livro todo segue uma boa narrativa, cheia de detalhes das sessões de gravação, shows e opiniões de pessoas que estiveram envolvidas ou participaram de cada fase da vida de Dave. Aqui podemos ver o renascer musical de Dave após a morte de Kurt Cobain, com os primeiros passos do Foo Fighters, assim como toda a trajetória da banda até o lançamento do mais recente CD “Wasting Light”.

    O livro consegue em todo seu percurso e, principalmente no final, deixar o leitor muito próximo de Dave Grohl, fazendo o parecer aquele seu velho amigo de escola/trabalho que você de uma forma ou outra acompanhou durante todos esses anos e continua tendo grande simpatia e admiração pelo seu trabalho.

    Como a própria historia de Dave Grohl ainda está em curso, o livro é um bom começo para aqueles que querem saber o porquê se fala tanto sobre Grohl nos últimos tempos e principalmente o porquê de todo agito quando seu nome se envolve em algum projeto musical. Não é preciso dizer que tudo é pelo amor de Dave à música, mas a cada linha que se lê mais e mais fica claro o por que dele continuar sendo uma referência no Rock feito nesse novo século.

    Resenha publicada em 31/03/2014





    Esta resenha foi lida 1466 vezes.



Classifique o livro!



BUSCA POR ARTISTAS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

BUSCA INTERNA

ANUNCIANTES



outras resenhas do mesmo artista


CDs


DVDs