New Document

Galeria Musical

Resenha de DVD

    WASTING LIGHT LIVE FROM 606 STUDIOFOO FIGHTERS
    2013
    Por Valdir Junior

    opinião dos leitores: 4.00 de um total de 1 votos








    Depois do fraco e desestimulante “Echoes, Silence, Patience & Grace” (2007), e do fim da turnê desse álbum, o Foo Fighters deu uma pausa para recarregar as energias, repensar e reestruturar as músicas que haviam gravado durante as turnês e que pretendiam fazer parte de um novo álbum. Nesse meio tempo Dave Grohl se juntou a John Paul Jones e à Josh Homme para formar a superbanda Them Crooked Vultures.

    O resultado desse período foi o revigorante e pesado “Wasting Light” (2010), um dos melhores, se não o melhor álbum da banda, produzido por Butch Vig, produtor do clássico álbum “Nevermind” do Nirvana, e gravado no porão da casa de Dave. Para promover o disco a banda caia na estrada, e com não podia deixar passar, usou e abusou das redes sociais, fazendo quase que um corpo-a-corpo com público para a divulgação.

    Em Abril de 2011 a banda disponibilizou no canal deles no Youtube uma performance inédita do “Wasting Light” sendo tocado na íntegra, no seu estúdio e quartel geral, “606 Studios”. Se houve algum corte na montagem do vídeo é quase impercebível, só percebemos as pausas necessárias para troca de guitarras, apesar de que Dave permanecer o tempo todo tocando a sua Gibson DG 335.

    Apesar do link da apresentação ainda estar ativo no Youtube, os pirateiros de plantão não perderam tempo e soltaram um bootleg em DVD da apresentação, “Foo Fighters – Wasting Light Live From 606 Studio”, com boa imagem e um som até em 5.1, assim podemos conferir as "Bridge Burning"; "Dear Rosemary"; "These Days" e a maravilhosa “Walk” em alto e bom som.

    Uma coisa que logo fica evidente ao assistir o vídeo é que, ao contrário de um show, onde Dave pode alternar as músicas para preservar (um pouco) sua voz, aqui ele não tem essa opção, e como em boa parte das músicas de “Wasting Light” são cantadas em tons muito altos ou praticamente aos berros e em alta velocidade, a performance de Dave fica um pouco comprometida, mas nada que atrapalhe a energia e o avassalador desempenho da banda.

    No mínimo essa experiência de tocar o álbum diante das câmeras, deve ter ajudado ainda mais a vontade de Dave Grohl de gravar e tocar um novo dessa forma, o que acabaria se tornando o mais novo álbum “Sonic Highways” (2014), num formato documentário, nada novo convenhamos, já que tanto Beatles, Rolling Stones, U2, só para citar alguns, já fizeram algo dessa forma.

    Mesmo que o DVD “Foo Fighters - Wasting Light Live From 606 Studio”, não seja um produto oficial, aqui está uma boa oportunidade para os fãs e colecionadores, pois em breve deve sumir, ou quem sabe reaparecer como uma nova capa e outro título, bem a cara dos bootlegs. Se você não é um nem ou outro, assista enquanto estiver liberado link no canal da banda (ou abaixo dessa resenha) e divirta-se, vale muito a pena.

    Resenha publicada em 05/05/2015





    Esta resenha foi lida 1431 vezes.

Classifique o álbum!



BUSCA POR ARTISTAS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

BUSCA INTERNA

ANIVERSARIANTES DE HOJE


ANUNCIANTES



outras resenhas do mesmo artista


CDs


DVDs


Livros