New Document

Galeria Musical

Resenha de Livro

    THE BEATLES - A ÚNICA BIOGRAFIA AUTORIZADAAutores: HUNTER DAVIES
    Editora: Best Seller
    Artista: BEATLES, THE
    Ano: 2015

    Resenha por Valdir Junior
    Opinião do autor:
    Opinião dos leitores: 5.00 de um total de 1 votos





    Basta uma rápida consulta nos sites das grandes livrarias para se constatar que há centenas e mais centenas de livros sobre os Beatles. Entre edições nacionais e importadas, não falta oferta e a cada ano que passa novas edições e reedições chegam para atender a demanda de um público hávido por “conhecer” mais e mais sobre a banda.

    Dentro desses vários livros sobre os Beatles, uma quantidade bem restrita pode ser considerada como fonte confiável e concisa, e há uma quantidade extremamente enorme de livros duvidosos e redundantes, escritos por fontes dúbias e esquisitas, como a do colega de escola de Paul que sentava no outro extremo da sala e só falou com ele uma vez, e a do carteiro de George Harrison, todos feitos e escritos só para faturar em cima dos fãs.

    O primeiro livro realmente sério e com informações mais precisas chegou às prateleiras do mundo em setembro de 1968 e foi escrita por Hunter Davies, jornalista inglês, que conseguiu o aval e a colaboração dos próprios Beatles para entrevistas e entrega de documentos históricos. Mesmo sendo uma biografia “chapa branca”, o livro que chega de volta, finalmente, depois de décadas esgotado, às estantes brasileiras, é de um texto delicioso, apesar de alguns erros de ortografia da edição, e cheio de uma proximidade com os Beatles, que até parece que você está lendo sobre um parente ou amigo que há muito não vê.

    A Nova edição agora chamada “The Beatles – A Única Biografia Autorizada”, Ed Bestseller (2015) traz o mesmo texto da edição original e mais algumas atualizações que trazem a história dos Beatles de onde o livro para, antes da gravação do “Álbum Branco” no meio de 1968, e continua, passando pelo fim da banda em 1970, a morte de John em 1980 e a de George em 2001, até mais ou menos 2010. Isso tudo num texto mais crítico e sem tanta “censura interna”, quanto à edição original. Realmente muito boa e esclarecedora essa parte.

    Aliás, para aqueles que já leram e tem o livro original, vale a pena comparar essa nova edição, justamente por esses novos textos, onde Hunter Davies contextualiza desde a sua própria saga na escrita do livro, com todos os entraves possíveis que os Beatles e seus familiares, amigos e relacionados criaram, com as informações dos bastidores dos anos pós-separação, através de novas entrevistas com os Beatles sobreviventes, em meados dos anos 80 e até mais recentemente.

    Infelizmente nessa nova edição, o livro não traz as reproduções dos manuscritos originais de algumas letras de músicas que havia na edição de 1968, mas, como recentemente um novo livro de Davies, “As Letras dos Beatles – A História por traz das Canções”, foi lançado aqui no Brasil e traz reproduções de algumas músicas, isso pode ser mais ou menos compensado.

    Para quem não leu nada sobre os Beatles, este livro, ao lado do livro “Anthology” é o começo ideal e mais preciso para entender a história e a evolução de um dos maiores mitos musicais do século vinte e de toda história da musica popular mundial. Já os fãs, com certeza vão reler e comprar.

    Resenha publicada em 30/08/2016





    Esta resenha foi lida 1069 vezes.



Classifique o livro!



BUSCA POR ARTISTAS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

BUSCA INTERNA

ANUNCIANTES



outras resenhas do mesmo artista


CDs


DVDs