New Document

Galeria Musical

Resenha de Livro

    O POETA DOS ABISMOSAutores: HENRI KOLIVER
    Editora: Madras
    Artista: ZÉ RAMALHO
    Ano: 2013

    Resenha por Anderson Nascimento
    Opinião do autor:
    Opinião dos leitores: 3.00 de um total de 1 votos





    A aura mítica e mística que envolve a figura do Zé Ramalho sempre foi alvo de muita curiosidade por parte de fãs e admiradores de sua obra por todo o Brasil. Em “O Poeta dos Abismos”, livro lançado em 2013 pela editora Madras, muitas dessas curiosidades poderão enfim ser enfim elucidadas.

    Escrito por Henri Koliver, o livro mergulha sobre a figura de Zé Ramalho sem querer ser uma biografia, mas sim um compêndio que aborda aspectos de todas as fases vividas pelo cantor, músico e compositor paraibano.

    A história do “profeta da caatinga” vai sendo contada com base em seus discos, e fatos que ocorreram paralelamente às gravações e lançamentos desses são lembrada de acordo com a época em que cada álbum foi lançado.

    O livro não se desenvolva de maneira linear, já que mistura entrevistas feitas com pessoas diversas, textos de outros autores, e ainda a impressão pessoal do autor sobre algumas letras de canções do artista, processo utilizado para explicar determinadas passagens, o que acaba tornando às vezes o livro um pouco confuso e sem ritmo, por outro lado, torna a obra bem direta e elucidativa, principalmente quando centra seu foco nos álbuns do artista.

    O livro aborda temas interessantes como a história de “Avôhaí”, e até delicados, como a não liberação por parte do escritor Paulo Coelho de suas composições com Raul Seixas, para o álbum em que Zé interpreta o repertório do Raulzito.

    Com um caderno central repleto de fotos que abrange várias fases do Zé, e dividido em três partes que abordam o artista a partir de ótica autobiográfica, da análise da obra por parte de pessoas próximas ao artista, e da leitura pessoal do autor sobre o trabalho do artista, o livro é uma excelente oportunidade para que os leitores possam se adentrar no universo paralelo dessa grande figura de nossa música.

    Resenha publicada em 22/02/2014





    Esta resenha foi lida 1633 vezes.



Classifique o livro!



BUSCA POR ARTISTAS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

BUSCA INTERNA

ANUNCIANTES



outras resenhas do mesmo artista


CDs