Resenha do Cd Mandolino / Silvio Biondo

MANDOLINO title=

MANDOLINO
SILVIO BIONDO
2015

GRAMOFONE
Por Anderson Nascimento

Silvo Biondo é músico e compositor com interessante currículo. Foi destaque no site Trama Virtual diversas vezes com sua antiga banda Red Tomatoes. Apesar de ostentar diversos importantes feitos, somente agora Silvio embarcou em sua jornada solo, com o álbum “Mandolino”.

O trabalho é instrumental, mas a forma como os instrumentos conversam faz parecer que há um canto escondido dentre as notas musicais. Essa sensação já se torna explícita na faixa de abertura “Tons do Brasil”, que conjuga perfeitamente o linguajar do bandolim de Silvio com a percussão (de deixar qualquer um boquiaberto) de Marcelo Wengart e o baixo vivo e malemolente de Glauco Sölter. Que belíssimo cartão de visitas!

Como se já não bastasse os deliciosos fraseados do bandolim tocado pelo anfitrião, o disco segue com outros momentos emocionantes. Entre eles está a faixa título, que faz lembrar os tempos mais calangueados de Martinho da Vila (ah, ele deveria ouvir esse som...). “Alfinete de Ouro” também frequenta essa linha, com o pé no chão dotado de ainda mais suingue.

Dentre outras grandes canções, “Prego” faz a vez do Samba mais requintado, urdindo-se ao popular, tudo isso com sensibilidade e talento. Já em “Alvorada 4” têm-se um quê de elementos afro-brasileiros, miscigenando um dos ritmos mais queridos do Brasil com uma espécie de Valsa pós-moderna.

“Enredo” tem a honra de encerrar o disco da maneira como próprio nome da canção sugere, com Samba, como se a sua Escola favorita estivesse pronta para desfilar na avenida. Mas imagine que essa avenida seja efetivamente o Brasilzão, onde influências de canções nordestinas dão o toque de Midas, transformando essa canção em uma joia de grande quilate. Fabuloso!

Essencialmente autoral, o álbum foi gravado na produtora Gramofone com produção musical e arranjos de Glauco Sölter, e viabilizado a partir do apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e de sua Prefeitura Municipal. O disco também pode ser ouvido ou baixado gratuitamente através do (belo) site do músico e compositor. Então corre lá! http://www.silviobandolimbrasil.com.br/musicas/.

Resenha Publicada em 07/04/2016





Esta resenha foi lida 751 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



LOJALOUCOSPORMUSICA - camisetas, miniaturas, chaveiros

Acesse: https://www.loucospormusica.com/

Outras Resenhas do Artista


Outras Resenhas