Resenha do Cd Urbana Fanzine / Cambada Mineira

URBANA FANZINE title=

URBANA FANZINE
CAMBADA MINEIRA
2009


Por Anderson Nascimento

Com dez anos de carreira completados em 2009, o grupo Cambada Mineira, formado por João Francisco e Amarildo Silva, trocou Minas Gerais pelo Rio de Janeiro, mas sem esquecer o gostoso som com a já conhecida pitada mineira. Mas isso é só um detalhe na carreira da banda que investe pesado na qualidade das canções e letras que formam um repertório autoral e de muito bom gosto.

E o resultado de todo o profissionalismo perceptível ao longo do novo CD e DVD "Urbana Fanzine", é uma trajetória que já conta com seis CDs e um DVD, além do reconhecimento pelas cidades as quais a Cambada já passou, onde até hoje pedem os álbuns lançados anteriormente. Falando nisso, "Recado", seu quinto álbum lançado, foi eleito pela Revista Jazz+ como terceiro colocado entre os melhores discos de 2006.

Neste DVD a banda mostra no estúdio as canções do novo disco em interpretações leves e inspiradas. A combinação de uma competente banda, dois vocalistas e um arranjo vocal que faz lembrar bandas como Boca Livre, 14 Bis e Sá & Guarabyra, não poderia resultar em algo que não fosse um trabalho primoroso que vai agradar os fãs e homenagear merecidamente os dez anos da banda.

Como o próprio nome sugere, neste lançamento a banda apresenta uma poesia embasada em temas urbanos, criando um belo contraste com o som de teor interiorano da banda que remete aos grupos mineiros dos anos setenta, e ao Clube da Esquina. Falando em homenagem, o Rio de Janeiro ganha de presente a canção "Delícias da Cidade" que vai emocionar a todos aqueles que amam a Cidade Maravilhosa. A canção entra definitivamente entre as melhores canções já feitas para a cidade.

Outro ponto positivo e que chama atenção na banda é o choque entre sentimentos humanos e a força da natureza, entre o velho e o moderno, como entrega "Fragmentos de Uma Noite de Chuva". Versos como "...e se o vento soubesse como a chuva me entristece, sopraria as nuvens pra deixar o sol passar", ou ainda, "...coloquei a sua foto na gaveta para esquecer o seu rosto...deletei suas palavras do e-mail", entregam esse confronto de idéias em prol da beleza da poesia.

A banda consegue em doze músicas falar de temas atuais como em "Nova Era Glacial", amor esquerdista "Leo e Bel", passando por temas minimalistas que valorizam o violão, até chegar a temas mais pop como na canção "Presente", tudo isso sem esquecer das inspiradas interpretações e vocalizações que já são marca registrada da banda.

E é essa beleza sutil que a banda vem apresentar em seu DVD, desde a Bossa Nova da faixa título que abre o DVD falando do Rio, até "Bicho do Mato", que encerra o DVD relembrando Minas, temos doze canções que vão conquistando a quem está ali assistindo ao DVD, e o disquinho ainda dá a opção de ser assistido com os comentários da banda e de convidados especiais como Toninho Horta e David Tygel (Boca Livre), antes de cada música. Um espetáculo.

Você pode baixar o single “Urbana Fanzine” na seção Downloads

Resenha Publicada em 26/01/2010





Esta resenha foi lida 933 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





LOJALOUCOSPORMUSICA - camisetas, miniaturas, chaveiros

Acesse: https://www.loucospormusica.com/

Outras Resenhas do Artista


Outras Resenhas