Resenha do Cd Live In Poa With Hubert Sumlin / André Christovam Trio

LIVE IN POA WITH HUBERT SUMLIN  title=

LIVE IN POA WITH HUBERT SUMLIN
ANDRÉ CHRISTOVAM TRIO
2012

SUBSTANCIAL MUSIC
Por Valdir Junior

Gravado ao vivo em Porto Alegre durante o Festival Natu Nobilis de 2002, esse é o primeiro Álbum “ao vivo” da carreira do Guitarrista André Christovam, veterano do Blues no Brasil e uns dos melhores guitarristas que já apareceram na história da musica brasileira.

Este Cd é o registro de um encontro memorável e de extrema importância com a lenda do Blues Hubert Sumlin (1931-2011). Para quem não conhece o trabalho de Hubert, ele foi o principal guitarrista da banda de Howlin’ Wolf até a morte do mesmo em 1976 e um dos ídolos de Eric Clapton, Keith Richards e do próprio André que sempre declarou que foi graças ao disco “The London Howlin’ Wolf Sessions” (que tem a presenças de Hubert junto com um time de estrelas como Clapton, Steve Winwood, Charlie Watts, and Bill Wyman) que ele decidiu tocar e a estudar o Blues de forma mais intensa e profunda .

André teve a oportunidade de conhecer Hubert durante o festival onde foi responsável para acompanhar dentro e fora do palco o guitarrista americano e junto com os músicos Mario Fabri (bateria, atualmente tocando com Os Titãs) e Fabio Zaganin (baixo) que na época faziam parte do Trio do André foram a banda de apoio de Hubert para o show e contando também com a participação especial do guitarrista Coco Montoya e da cantora Big Time Sarah em Who’s Been Talking que conseguem eletrizar ainda mais um show que por si só já estava “pegando fogo”.

Tendo como repertorio musicas de Hubert e clássicos do Blues (principalmente pinçados do álbum “London Sessions” de Howlin’ Wolf ), temos a prazer de ouvir a banda executar com a maior competência e desenvoltura sem apelar para clichês do estilo um blues da melhor qualidade, destaque para a musica “Killing Floor”. E ressaltando também o diálogo entre as guitarras de Hubert e André que revezam solos e levadas inspiradas e um entrosamento que parece o de dois velhos amigos que tocavam juntos há vários anos e não como próprio André informa que só houve um pequeno ensaio antes da apresentação onde se definiram as musicas e outros detalhes das mesmas.

Sem um lançamento desde 2002 (o ultimo foi CD Banzo) “Live in POA with Hubert Sumlin” chegou finalmente as lojas em agosto de 2012 pela Substancial Music (substancialmusic.com.br), pelo selo “Trade Mark of Quality” que lembra os velhos Bootlegs (discos piratas com gravações não oficiais) dos anos 1970, que irá disponibilizar para os antigos fãs gravações históricas de André (o próximo CD promete ser a gravação de um show com lendário Taj Mahal).

Andre aproveitou e também relançou os álbuns: Mandiga (com uma faixa bônus) , 2120 Sessions e Banzo, que anteriormente saíram pela Gravadora Eldorado e agora voltam remasterizados às lojas depois de ficarem anos fora de catalogo.

André Christovam Trio - “Live in POA With Hubert Sumlin” é um dos melhores CDs de Blues lançados nos últimos anos no Brasil e peça fundamental para todos aqueles que gostam e querem Blues de verdade sem firulas, guitarras e boa música feita e tocada por dois grandes músicos que apesar das aparentes diferenças comungam pelo mesmo credo: qualidade, respeito, humildade e solos de “arrepiar a alma”.

Abaixo um link do YouTube com um trecho desse Show :

http://www.youtube.com/watch?v=hTSH2x6n-HU

Resenha Publicada em 27/01/2013





Esta resenha foi lida 1496 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista


Outras Resenhas