Postagem do Blog

VARAL ESTRELA LANÇA NOVO SINGLE "CAMARADA"


Postado em 24/09/2020

VARAL ESTRELA LANÇA NOVO SINGLE "CAMARADA" WIDTH=
Por Divulgação

Com o início do isolamento, a Varal Estrela intensificou suas atividades virtuais: criou um quadro de entrevistas no seu canal do YouTube, chamado “Varal Resenha”, regravou algumas versões das próprias músicas em formato a distância e fizeram outros programas. Inspirados nessa experiência, resolveram trazer alguns parceiros da música independente para compor e criar música, sempre a distância e cada um de sua casa. Foi assim que nasceu o que chamam de “Música Virtual Brasileira”.

Agora, vem a tona o segundo single desse projeto, "Camarada". A canção conta com letra em parceria com Lucas Gonçalves (Maglore e Vitreaux), também responsável pelos vocais e violão, e participação de Helô Ribeiro do Barbatuques nos vocais e flauta transversal. A Varal Estrela dá conta das guitarras, com Rodolfo Braga e Lucas Silva, o baixo de Thalles Macedo e Thais Rolim, também nos vocais. A bateria ficou por conta de Ítalo Riber, do WRY, produtor cultural e dono do selo “Lastro Musical”, responsável pelo lançamento do single.

A ideia da parceria surgiu após Lucas Gonçalves ser um dos entrevistados do “Varal Resenha”. “Nós fizemos o convite e, enquanto esperávamos uma resposta, o Lucas já me mandou um áudio de aproximadamente um minuto, com voz e violão, do que seria o embrião dessa música” nos conta o guitarrista Rodolfo Braga. Depois desse primeiro áudio, a banda seguiu o mesmo modelo que utilizaram no seu single à distância anterior “A Cura”, ou seja, a música foi tomando forma através de mensagens e vídeos trocados via WhatsApp até chegar aquilo que seria seu arranjo final. Depois que tudo foi gravado, a mixagem e masterização ficou a cargo do também engenheiro de som Ítalo Riber.

Lucas Gonçalves fala sobre o processo de composição: “A ideia nasceu para embalar uma fase ruim, um momento de ruptura. Um amigo muito próximo também passava por isso. Eu fiquei repetindo o mantra, mas não consegui desenvolver a ideia. Quando mandei o esboço para a Varal, eles notaram uma conotação política na letra que eu não tinha percebido de início, mas que está presente em quase todas as canções de amor que fiz nos últimos anos". Para os integrantes da Varal Estrela, essa visão política transparecer é interessante. “Não dá pra fazer música hoje sem ser afetado por esse cenário que vivemos. Esse single fala sobre se unir, se posicionar e ser protagonista de alguma forma. E nós acreditamos que são tempos nos quais não dá pra ficar indiferente”, assim relata Lucas Silva.

É com leveza e sensibilidade que "Camarada" discute o momento político-social que vivemos e também nos chama à ação e a união.

Como é costume nos trabalhos da Varal Estrela, a nova música também vem acompanhada de um vídeo clipe produzido de forma totalmente independente e à distância, com a participação de todos os envolvidos, tocando e cantando, dentro de suas próprias casas.

Assista:





Este post foi lido 274 vezes.