Resenha do Dvd Amor Geral (a)live / Fernanda Abreu

AMOR GERAL (A)LIVE title=

AMOR GERAL (A)LIVE
FERNANDA ABREU
2020

UNIVERSAL MUSIC
Por Anderson Nascimento

Ninguém canta melhor o Rio de Janeiro como Fernanda Abreu, fato. A carioquíssima cantora, incansável defensora do Funk, dos bailes, da paz e da dança como modo de expressão, nos presenteou com CD e DVD que flagra o fim da bem-sucedida turnê “Amor Geral”.

Quis o destino que o derradeiro show fosse realizado no dia 13/03/2020, para quem não entende o que há de especial na data, eu explico: foi justamente o marco do início da Pandemia e o consequente distanciamento social que, quase um ano depois, ainda está entre nós.

A correria foi grande, pois o show já estava prestes a acontecer no Imperator, Rio de Janeiro, e todo o desdobramento do que foi este dia pode ser acompanhado no (excelente) minidocumentário presente nos extras da versão em DVD do novo trabalho da cantora. A determinação da cantora, de seus músicos e produção fez com que o show acontecesse, mesmo sem plateia, para que, pra nossa sorte, fosse devidamente documentado para a posteridade.

No palco, um show adornado com coreografias incríveis e com Fernanda dominando tudo, cantando, encantando, dançando, interagindo e sendo Ela, o nosso trunfo, a nossa cantora, a Fernando Abreu, made in Rio.

Com um repertório que mescla canções do seu bom último álbum de estúdio, sucessos que nunca podem ficar de fora de suas apresentações, e lados Bs de sua discografia, Fernanda presenteia aqueles que não puderam estar presente na turnê de seu disco, iniciada em outubro de 2016, que passou inclusive pelo Rock in Rio em 2017, e refresca a memória daqueles que tiveram a sorte de presenciar um desses shows.

Foi grata surpresa reouvir “Eu Vou Torcer” (Jorge Ben Jor), o grande sucesso radiofônico do disco “Na Paz” (2004), e também pérolas de seu último disco como “Outro Sim” (Fernanda Abreu, Gabriel Moura, Jovi Joviniano), a balada “Deliciosamente” (Fernanda Abreu, Alexandre Vaz , Jorge Ailton) e “Saber Chegar” (Fernanda Abreu, Donatinho, Tibless, Play Pires), canção com maravilhoso arranjo Soul, e com o menino Thiago Gomes (teclados) pilotando o seu teclado com intervenção vocal que lembra o antigo vocoder. Aliás, Thiago é um músico que preenche o palco com simplicidade, simpatia e musicalidade encantadoras, ele faz lembrar muito o incrível músico americano Mark Rivera (Elton John, Billy Joel e Ringo Starr) em sua forma de tocar.

Seria injusto não destacar toda a equipe. A banda é enxuta, contando com 4 músicos, que se destacam ao longo de todo o show. O baixista André Carneiro comanda o suingue da faixa “Você Pra Mim” (Herbert Vianna), o guitarrista Fernando Vidal faz inveja a qualquer banda de Rock na faixa “Double Love Amor em Dose Dupla” (Carlos Laufer, Fausto Fawcett), e o baterista Tuto Ferraz, que também dirige o show, é muito exigido ao longo de toda apresentação, dando a cadência a esse show que traz tantas texturas sonoras.

“Veneno Na Lata” (Fernanda Abreu, Will Mowatt), “Garota Sangue Bom” (Fernanda Abreu, Fausto Fawcett), “Kátia Fávia, A Godiva do Irajá” (Carlos Laufer, Fausto Fawcett e “Rio 40 Graus” (Fernanda Abreu, Carlos Laufer, Fausto Fawcett), formam o quarteto fantástico que flagram os 30 de sucesso da cantora, mas Fernanda Abreu faz parecer que todos esses sucessos são singles com poucos anos de vida, mérito para os arranjos modernos e a sua interpretação irresistível.

O primeiro álbum da cantora ganhou destaque também na turnê Amor Geral, com o medley formado por canções de seu primeiro trabalho solo, “Sla Radical Dance Disco Club” (1990), que inclusive ganhou linda reedição recente pelo selo Noize.

Justa, a cantora finaliza o trabalho com uma generosa apresentação da banda, ao som de “Amor Geral” (Fernanda Abreu, Wladimir Gasper, Fausto Fawcett) e “Dê um Rolê” (Moraes Moreira, Luiz Galvão) com vocal solo da cantora Alegria. O Show está então finalizado, eles se abraçam, comemoram o êxito, e os fãs se emocionam. Graças a todos eles, podemos dizer: “sim, hoje vai ter baile na minha casa!”. Obrigado por isso Fernanda!

Resenha Publicada em 28/01/2021





Esta resenha foi lida 99 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z







Outras Resenhas do Artista


Outras Resenhas