Por Anderson Nascimento
Para comemorar os cinquenta anos de banda, o The Who soltou no ano passado a coletânea “Hits 50!”, que traz sucessos, lados Bs, faixas raras e uma canção inédita. O disco saiu em duas versões, a chamada standart, em CD simples, e a deluxe, em CD duplo.
No geral, para quem é colecionador do grupo, não há tantas novidades nesse lançamento, embora a faixa inédita “Be Lucky”, gravada em 2014, já justifique a compra do disco. Para o ouvinte da banda que não é especificamente um colecionador, o disco traz diversas faixas que motivam o investimento no disco.
Alguns dos clássicos do grupo, casos de “I Can’t Explain”, “My Generation”, “The Kids Are Alright” e “Magic Bus”, entre outras canções, aparecem em versão mono, cujos mixes diferem das conhecidas versões em estéreo.
Falando em mixes, essa nova coletânea também agrega faixas da banda em versões que saíram em singles ingleses e americanos, com leves diferenças. Há também faixas editadas como “Trick of the Light”, além de edições feitas exclusivamente para rádio, caso de “The Seeker”, “Who Are You” e “Real Good Looking Boy”. Já a faixa “Boris and The Spider”, cantada por John Entwistle, traz um mix completamente novo.
Por fim, vale também ressaltar a inclusão de canções de singles raros da banda, que incluem músicas como “The Last Time”, cover dos Stones lançada em um single de 1967, “Dogs” lançada em um single de 1968 e “Relay”, de um single de 1972.
Na prática, o nome da coletânea não condiz exatamente com o que o produto entrega, já que o disco (ainda bem) não traz somente os hits do grupo. Apesar da infelicidade na hora de batizar o disco, a seleção de faixas e o resultado final do disco são excelentes! Uma pena que, infelizmente, o disco incluiu apenas uma canção do último álbum da banda “Endless Wire” (2006).