New Document

Galeria Musical

Resenha de Livro

    MTV, BOTA ESSA P#@% PRA FUNCIONARAutores: Zico Goes
    Editora: Panda Books
    Artista: VÁRIOS
    Ano: 2014

    Resenha por Rodrigo Paulo
    Opinião do autor:
    Opinião dos leitores: 5.00 de um total de 1 votos





    É unânime! Quem foi jovem na era pré-internet e pré-YouTube, entre a década de 1990 e metade da década de 2000, pôde assistir a extinta MTV Brasil (1990-2013) em sua melhor fase. A emissora tinha a cara do jovem da época e fez história em seus mais de 20 anos de existência. Durante boa parte de sua vida na TV aberta, a MTV nos presenteou com uma variedade de videoclipes internacionais que contribuíram para o crescimento da comunidade musical no Brasil. Mas a MTV também reservava espaço para o bom som nacional que fez muito sucesso, como Chico Science e Nação Zumbi, Skank, Planet Hemp, Raimundos e os campeões de venda da série nacional do Acústico MTV Titãs, Capital Inicial e Cássia Eller.

    Zico Goes foi um dos mais que trabalhou para levar a MTV ao ar durante o período de 1991 até o fim da emissora em 2013, dando um intervalo fora da emissora de 2008 a 2011, curiosamente o mesmo período em que a emissora perdeu totalmente a sua identidade tentando driblar a crise dos videoclipes perdendo espaço para o avanço descontrolado dos canais de vídeos na internet, abrindo espaço para a entrada de gêneros musicais mais populares e dos programas de humor. De tradutor da área de jornalismo a diretor responsável pelo conteúdo que era exibido no canal, Zico também foi responsável em trazer o prêmio VMA para terras tupiniquins com o nome de VMB, evento esse que na edição de 2004 fez Caetano Veloso, numa apresentação com David Byrne, soltar a célebre frase que dá título ao livro.

    No livro, Zico conta boas histórias, fatos, encrencas com a justiça, o surgimento dos melhores programas da casa, o tratamento da emissora com os artistas da música, o seu relacionamento de diretor com os VJ’s e o inevitável fim da emissora que gerou comoção dos antigos VJ’s e de vários artistas durante os seus últimos meses de existência, quando os direitos de exibição da MTV Brasil foram totalmente devolvidos a Viacom, criadora da Marca.

    Mais do que um livro excelente que conta a história de uma emissora de TV feita para os jovens, temos em mãos o registro de mais de 20 anos de boa música e boas lembranças de uma época em que chegava a ser emocionante ficar de frente a um televisor esperando pelo seu videoclipe favorito. Uma época de boas referências musicais e comerciais psicodélicos e informativos. Leitura obrigatória para os órfãos da MTV Brasil, uma TV nada convencional que dava voz ao jovem e muita música boa.

    Resenha publicada em 29/05/2014





    Esta resenha foi lida 1334 vezes.



Classifique o livro!



BUSCA POR ARTISTAS

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

BUSCA INTERNA

ANUNCIANTES



outras resenhas do mesmo artista


CDs


DVDs