Resenha do Cd 5xperiência 05 / Humberto Barros

5XPERIÊNCIA 05  title=

5XPERIÊNCIA 05
HUMBERTO BARROS
2021

INDEPENDENTE
Por Anderson Nascimento

Quinto álbum solo de Humberto Barros, músico que dispensa apresentações, “5xperiência 05” foi composto ao longo de 5 anos e retrata esse período que, para todos que não estão alheios a toda a transformação que a sociedade vem encarando, reflete dias complexos, cercado por tensões provocados pela natureza e pelo próprio homem.

O disco não poderia apresentar um cartão de visitas melhor, “E A Chuva Cai” consegue transitar entre o minimalismo solene e o suntuoso, com um crescendo que remete à Beatles 67. Mesmo que tenha sido a última canção a ser composta, e única feita durante a Pandemia de Covid-19 , a canção recebeu e cumpriu muito bem a missão de abrir este trabalho.

“O Estranho Acontece”, canção seguinte, tem o mérito de desfilar um interessante arranjo vocal sob uma camada deliciosamente pop salpicada com um Hammond de deixar qualquer um de boca aberta.

A diversidade sonora é um ponto positivo no álbum, pois dentre os segmentos musicais do álbum temos Rock, como “Se Fosse Fácil Não Seria Solidão”; balada, como “Brilha Garota”, que cairia muito bem nas pistas agora na tão sonhada voltas das pistas de dança; e Blues, como na deliciosa “Atravessei o Sol”, que tem um plot twist interessante lá pra sua metade, uma das melhores do disco!

O disco é recheado de momentos saborosos, um deles é “Partir Pra Cima”, faixa que tem brasilidade em seu DNA e conta com a cantora Katia Jorgensen que divide os vocais com Humberto ao longo da canção. Há outras parcerias interessantes como a Disco “É A Cidade Que Me Avisa Calma”, que traz a sua filha Clara Barros nos vocais.

Reflexivo, o disco experimenta nuances que vão da profética “Mar do Fundo”, primeira canção que chegou para compor este trabalho, até a acolhedora “Se Eu Fosse Você”, o que faz deste disco um verdadeiro livro dos dias, o que é possível entender, dado o seu tempo de gestação.

Dotado de uma perspicácia sonora impressionante, o novo álbum de Humberto Barros é uma ode à música, um verdadeiro tributo ao bom gosto que deve ser ouvido com atenção à riqueza sonora e às composições, que versam sobre a condição humana, mas que também comemora a capacidade de passar por tudo isso com resiliência e esperança.

Resenha Publicada em 28/10/2021





Esta resenha foi lida 138 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z



Outras Resenhas do Artista


Outras Resenhas