Resenha do Cd Legião Urbana – 30 Anos / Legião Urbana

LEGIÃO URBANA – 30 ANOS title=

LEGIÃO URBANA – 30 ANOS
LEGIÃO URBANA
2016

UNIVERSAL MUSIC
Por Rodrigo Paulo

O ano era 1983 e mais uma banda de Brasília corria atrás do sucesso. Essa banda em questão era a Legião Urbana, composta de sua formação original (Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos), o trio havia entrado em estúdio para gravar três músicas “Ainda É Cedo”, “Geração Coca-Cola” e “A Dança”, essa última com a participação de Herbert Vianna (já conhecido como o vocalista dOs Paralamas do Sucesso). Mas a demo gravada para conquistar um contrato com a EMI-Odeon não deu certo e essas versões ficaram esquecidas por três décadas nos arquivos da gravadora. Nem nas gravações do primeiro disco da banda em 1984, já contando com o baixista Renato Rocha como componente fixo essas versões foram aproveitadas.

Passados pouco mais de 30 anos dessas gravações, os fãs da maior banda de rock nacional da história recebem de presente essas e outras versões originais e remixadas das principais músicas do disco “Legião Urbana”. Agora numa versão dupla e comemorativa, com dois encartes (Um bem fiel ao original da versão em CD já lançada e outro dedicado ao segundo CD com informações especiais, fotos inéditas, miniaturas dos pôsteres de divulgação dos shows da época, tanto da Legião, quanto de outras bandas), “Legião Urbana – 30 Anos” é um presente e tanto.

O CD 1 é o primeiro álbum da banda relançada em versão remasterizada. O clássico está inalterado. O CD2 possui 18 faixas sendo composto apenas por versões inéditas de 9 das 11 canções do álbum original (“Baader-Meinhof Blues” e “Soldados” estão de fora desse CD especial, aparecendo apenas no CD1 em suas versões de estúdio), a versão de “Química – Clip Pirata” (que fez parte do disco “Cinema Mudo” dOs Paralamas Do Sucesso, lançado em 1983) e “Aduuuuuuhhh!! (ao vivo)” (tema tocado sempre que a corda da guitarra do Dado Villa-Lobos quebrava e a banda não tinha como manter uma guitarra reserva).

As músicas compostas na demo de 1983 abrem o CD2. O clima de bastidor e ensaio é nítido, mostrando um Renato Russo ora brincalhão, ora mais sério, líder da banda, dando instruções. Faixas como “O Reggae” e “A Dança” aparecem com versos e solos diferentes das versões finais. Também é interessante ouvir as faixas “Chamadas De Rádio”, “Renato Apresenta” e “Profecia De Renato – Trilha Sonora”. Nessas duas últimas, Renato Russo narra um pouco do início da Legião Urbana e o ainda existente regime militar, a faixa “Profecia” seguida da versão Outtake de “Por Enquanto” chega a causar emoção nos mais atentos.

Pra fechar o disco de demos e versões gravadas há décadas atrás, temos a versão remixada de “A Dança” (produzida por Mario Caldato) e “O Reggae” (produzida por Liminha, que nunca havia produzido a banda até esse lançamento).

O projeto “Legião Urbana - 30 Anos”, que também existe em formato de show, trouxe muita novidade para os fãs órfãos a praticamente 20 anos da banda. Diante desse trabalho incrível de resgatar a história da Legião Urbana fica a vontade de ver versões comemorativas dos demais trabalhos lançados por Renato Russo e cia. Eis a Legião!!!

Resenha Publicada em 08/06/2016





Esta resenha foi lida 1118 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista

CDs


Livros


Outras Resenhas