Resenha do Cd Anos 2000 / Milton Nascimento

ANOS 2000 title=

ANOS 2000
MILTON NASCIMENTO
2011

DISCOBERTAS
Por Anderson Nascimento

Fruto de um belo trabalho de pesquisa, o disco “Anos 2000” compila em ordem cronológica as gravações realizadas por Milton Nascimento ao longo da década passada para coletâneas, álbuns tributos, trilhas sonoras e participações especiais em discos de outros artistas.

Há de se ressaltar a importância de um trabalho deste porte, visto que Milton Nascimento sempre assentiu convites de amigos para emprestar sua voz em discos próprios ou projetos especiais. Mesmo para o fã de carteirinha de Milton, nem sempre é tarefa fácil acompanhar todas essas gravações ao longo de seus lançamentos. Dessa forma, esse trabalho não só compila essas gravações, mas também aponta com precisão as mais relevantes informações sobre os álbuns (incluindo as capas) de onde as faixas saíram, além de preciosos dados acerca da ficha técnica dessas canções.

Entre as faixas mais conhecidas estão a gravação do “Bituca” com Erasmo Carlos em “Emoções” (Roberto Carlos – Erasmo Carlos), “Imagine” (John Lennon), em dobradinha com Gilberto Gil e “Luar do Sertão” (Catulo da Paixão Cearense), em dueto póstumo com Gonzagão.

Emocionante também o encontro da cantora Simone nas canções “Encontros e Despedidas” (Milton Nascimento – Fernando Brant) e “Cigarra” (Milton Nascimento – Ronaldo Bastos), canção responsável por alcunhar o apelido da cantora, ambas retiradas do disco “Simone Ao Vivo” de 2005.

Para os fãs de trilhas sonoras, três novelas, “Coração de Estudante”, “Os Mutantes” e “Caminhos do Coração”, cedem uma faixa cada para a compilação, com destaque para a última citada da qual sai a música “Raça” (Milton Nascimento – Fernando Brant), que promove o belo encontro entre Milton Nascimento e Fafá de Belém.

Além disso tudo, o disco ainda apresenta outros momentos menos conhecidos que também encantam e enriquecem a já indispensável coletânea. É o caso de “Sino, Claro Sino” (Capiba – Carlos Pena Filho), faixa gravada por Milton e Raphael Rabello para um disco-tributo à Mestre Capiba. Nessa linha também se encaixa “Milagre dos Peixes” (Milton Nascimento – Fernando Brant), com a belíssima versão de Milton Nascimento em companhia da cantora Simone Guimarães para o disco da mesma lançado em 2002.

A compilação, devidamente autorizada pelo artista, entra de vez na discografia de Milton Nascimento ao apresentar dezenove faixas que mostram o artista além de seus discos, e suas generosas participações em outras obras, perpetuando o seu talento e a sua música.

Resenha Publicada em 27/07/2011





Esta resenha foi lida 1488 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista

CDs


Outras Resenhas