Resenha do Cd Govt Mule / Gov't Mule

GOVT MULE title=

GOVT MULE
GOV'T MULE
1995

Die Hard Records
Por Fabio Cavalcanti

A primeira metade dos anos 90 se mostrou promissora para os apreciadores de southern rock e hard rock setentista. Em paralelo ao emergente grunge, bandas como The Black Crowes e The Quireboys seguiram um caminho mais "vintage", com uma sonoridade que sugava o que havia de melhor no setor mais "blueseiro" do rock. Uma das bandas mais bacanas desse período foi o Gov't Mule.

Formado pela dupla Warren Haynes (guitarra/vocal) e Allen Woody (baixo) - como um projeto paralelo à sua banda principal, o The Allman Brothers Band -, juntamente com Matt Abts (bateria), o 'power trio' Gov't Mule despertou o interesse dos apreciadores do "rock das antigas" com o seu auto-intitulado álbum de estréia, lançado em 1995.

Para quem não sabe, o disco em questão foi gravado "ao vivo no estúdio", com direito a poucos retoques de pós-produção. Resumindo: um álbum de rock sem frescuras! A vinheta de abertura, "Grinnin' in Your Face" (cover de Son House), cantada "à cappella", evidencia bem a crueza do trabalho da banda, o que leva o ouvinte a um arrepio inevitável em "Mother Earth", um blues rock "viajante" e poderoso.

Com seus 'grooves' suaves - mas não menos energéticos -, o grupo também mostra uma excelente química para 'jams', não apenas na ótima faixa instrumental "Trane", mas também nos pequenos detalhes de faixas como "Rocking Horse", "Monkey Hill", e na arrepiante "Mule". Se as letras não são o forte do trio, o instrumental compensa a falha em grande estilo!

A homogeneidade do álbum chega a desnortear até um ouvinte mais experiente, que pode acabar apreciando o cover de "Mr. Big" (do Free) como se fosse mais uma das faixas do grupo. E após o "balanço" de "Left Coast Groovies", o trio encerra sua viagem musical com a extensa "World of Difference", que parece ter sido feita sob medida para não cansar o ouvinte.

Dos abundantes solos de guitarra e vocais "bluesy" de Warren Haynes, passando pela cozinha já madura de Allen Woody e Matt Abts, o Gov't Mule mostrou em sua estréia uma identidade que soube captar o melhor da alma musical dos grandes 'power trios', em uma época que desprezava o "bom e velho rock 'n' roll". Escute sem medo!

Dica do autor: o álbum em questão foi lançado no Brasil pela Die Hard Records. Se você é um apreciador de cds, dê uma conferida!

----
Publicado também no blog do autor.

Resenha Publicada em 08/12/2014





Esta resenha foi lida 788 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





LOJALOUCOSPORMUSICA - camisetas, miniaturas, chaveiros

Acesse: https://www.loucospormusica.com/

Outras Resenhas do Artista

CDs


Outras Resenhas