Resenha do Cd Cantigas De Garagem / Raimundos

CANTIGAS DE GARAGEM title=

CANTIGAS DE GARAGEM
RAIMUNDOS
2014

SOM LIVRE
Por Anderson Nascimento

Dando continuidade à sua ótima fase, os Raimundos regravaram na íntegra o seu último álbum “Cantigas de Roda” (2014) ao vivo no NaCena Studios, em São Paulo. Essa gravação, que virou CD e DVD, flagra a banda à vontade com a sua formação consolidada desde a volta do baixista Canisso em 2007.

O peso é a tônica atual da banda e isso fica claro na sequência de abertura com “Cacorrinha” e “Bop”, esta última com um impressionante vocal de Digão. Tal fato se repete ao longo de todo o álbum enfileirando canções fortes como “Rafael”, “Descendo na Banguela”, “Nó Suíno”, “Importada do Interior” e a porrada “Policts”.

Entre os momentos mais bacanas estão o sucesso “Baculejo”, “Gato da Rosinha” e “Cera Quente”, faixa que contém pequenas doses de humor, peso e melodia, características que resumem os mais de 20 anos de carreira da banda.

Assim como no disco original, essa gravação conta com algumas participações especiais como a de Sen Dog (Cypress Hill) na boa “Dubmundos”, e Cipriano em “Politics”, faixa que fecha a releitura do disco “Cantigas de Roda”.

No fim do álbum, o grupo enfileira mais cinco canções de outras fases da banda. Estão lá “Mas Vó” (Kavookavala, 2002), “Eu Quero Ver o Oco” e “Esporrei na Manivela” (Lavô Tá Novo, 1995), “Be a Bá” e “Puteiro em João Pessoa” (Raimundos, 1994), todas em versões mais enérgicas, o que certamente deixou os fãs muito felizes.

O CD, extraído da versão em DVD, saiu com tiragem inicial parruda (pros dias de hoje) de dez mil cópias, e foi muito bem-vindo, já que o disco “Cantigas de Roda” não chegou a ser vendido comercialmente, sendo distribuído apenas para os fãs que participaram da bem sucedida campanha de financiamento coletivo que viabilizou a gravação do álbum.

Há de se sublinhar que, tão importante quanto os resultados da atual fase do grupo, é o fato de que a banda conseguiu deixar pra trás a desconfiança de tempos atrás, onde não se enxergava vida pós-Rodolfo, solidificando a sua nova formação, plenamente reconhecida (e aprovada) pelo público em shows e festivais por todo o Brasil.

Resenha Publicada em 18/03/2015





Esta resenha foi lida 955 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista

CDs


DVDs


Outras Resenhas