Resenha do Cd Cantigas De Roda / Raimundos

CANTIGAS DE RODA title=

CANTIGAS DE RODA
RAIMUNDOS
2014

INDEPENDENTE
Por Anderson Nascimento

Gravado com recursos obtidos através do Crowdfunding, o novo disco dos Raimundos, primeiro de inéditas em onze anos, foi produzido por Billy Graziadei, líder da banda Biohazard e dono do estúdio onde o disco foi gravado, o Firewater Studios, localizado em Los Angeles.

A banda, que tem provado estar vivendo a melhor fase em quinze anos, vide os festivais e shows recentes, onde a banda tem incendiado a plateia, conseguiu acumular generosos R$ 123 mil para financiar o projeto, quantia bem além dos R$ 55 mil planejados inicialmente como valor mínimo. Essa demonstração de amor à banda por parte dos fãs está sendo agora colocada à prova, já que o disco “Cantigas de Roda” começou a ser distribuído para os apoiadores.

E a empreitada valeu a pena. O novo disco da banda, oitavo de estúdio, é temperado com elementos de várias fases da banda, Punk, Hardcore, Ska, Reggae, músicas regionais e Pop estão presentes nesse ótimo álbum.

O disco abre o disco com a punk “Cachorrinha”, que remete aos primórdios da banda, assim como “Rafael”, que também alude ao primeiro álbum. Já a impressionante “BOP” segue a linha do denso “Lapadas do Povo” (1997), destacando-se como a melhor faixa desse novo repertório do grupo.

A fase popular que a banda viveu em “Só No Forévis” (1999), também é representada no novo disco, embora em menor número, por canções como “Gato da Rosinha”, “Cera Quente” e “Gordelícia”, essa última, uma espécie de irmã gêmea de “Me Lambe”.

A banda também vai de Reggae em “Dubmundos”, boa faixa que conta com a participação de Sen Dog do Cypress Hill, e chega ao pop de “Baculejo”, outra boa faixa com grande potencial radiofônico.

Embora repleto de boas canções que representam todas as fases da banda, os melhores momentos do disco ficam mesmo com as faixas calcadas no Punk e no Hardcore, casos de “Descendo na Banguela” (outra faixa que se destaca entre as melhores do disco) e “Nó Suíno”.

O disco encerra com uma música já conhecida na internet. “Politcs” foi disponibilizada para download no site da banda. A canção foi lançada em 13 de julho juntamente com o seu clipe em comemoração ao Dia Mundial do Rock, e inspirado na onda de manifestações pelo Brasil em meados de 2013.

Completando vinte anos da gravação do primeiro álbum de estúdio, a banda volta ao disco com um ótimo lançamento, digno de carregar a marca de um dos maiores nomes do Rock brasileiro, e para coroar esse grande momento vivido pelo grupo, os Raimundos foram escalados como um dos destaques das atrações brasileiras na edição 2014 do Lollapalooza em São Paulo.

Resenha Publicada em 11/02/2014





Esta resenha foi lida 1271 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista

CDs


DVDs


Outras Resenhas