Resenha do Cd Ceu Ao Vivo / Céu

CEU AO VIVO title=

CEU AO VIVO
CÉU
2012

SOM LIVRE
Por Valdir Junior

Primeiro álbum ao vivo da cantora Céu, “Ao Vivo” também é o registro da turnê do último e ótimo disco, “Caravana Sereia Bloom”, álbum lançado em 2012, turnê essa que fez Céu rodar pelo Brasil inteiro, assim como realizar shows de sucesso na Europa e na América do Norte. Gravado em São Paulo, no Centro Cultural Rio Verde, em julho de 2014, o CD tem produção da própria Céu, que também fez a direção do show.

Acompanhada de parte da banda que gravou o disco de estúdio, Céu percorre seus principais sucessos em performances cheias de gingado, sinceridade e uma suavidade ao cantar que encanta tanto os presentes no show, quanto aos ouvintes. Essa talvez seja uma das características de Céu que mais a destaca das demais cantoras de sua geração, ou seja, a forma suave e intimista como coloca sua voz nas canções, além de uma linguagem própria, que trazem uma proximidade com o público, integrando ele ao clima de festa que o show se torna.

Também lançado em DVD, onde o show está mais completo com vinte e quatro musicas ao invés das quinze presentes no CD, Céu mostra todo seu cardápio de ritmos e influências, com destaque para o Reggae que ela tanto adora, lembrando que paralelamente a turnê da “Caravana..” ela fez alguns shows especiais onde apresentou o álbum “Catch a Fire” de Bob Marley na íntegra, aqui ela canta “Concrete Jungle”, música presente também no seu primeiro álbum “ CéU” de 2006.

Um destaque do CD é a versão de Céu para o sucesso “Mil e Uma Noites de Amor” de Pepeu Gomes, com certeza um dos pontos altos do show, mas o repertório próprio de Céu, já é garantia de jogo ganho, músicas como “Cangote”; a pura gafieira de “Falta De Ar”; “Lenda”; “Malemolência” (com citação de “Mora Na Filosofia” de Monsueto Menezes); a psicodélica com clima Pink Floyd “Retrovisor”, todas elas são catárticas dentro da apresentação de Céu.

Esse “Ao Vivo” de Céu, é um álbum que nos faz lembrar um tempo onde um artista lançava um disco para registrar, ao vivo, no palco, um momento de amadurecimento e consagração de sua carreira, um marco divisor de sua produção musical. Céu é inteligente e sensível, entende muito bem todo esse processo, com isso nos entrega um álbum, que com certeza, entrará para a história da musica popular brasileira, dadas as suas qualidades e importância dentro da carreira dessa excelente cantora e compositora que é a Céu.

Resenha Publicada em 13/04/2015





Esta resenha foi lida 894 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista

CDs


Outras Resenhas