Resenha do Cd Amar En Paz / Estrella Morente

AMAR EN PAZ title=

AMAR EN PAZ
ESTRELLA MORENTE
2015

SONY MUSIC
Por Anderson Nascimento

A cantora espanhola Estrella Morente iniciou o efetivamente o trabalho com a música brasileira há quase dez anos quando em 2006 trabalhou na gravação da música “Minha” (Francis Hime) com Niño Josele no álbum “Paz”, um tributo a Bill Evans realizado por Josele, músico que também integra o grupo Almería. Os dois talentosos artistas espanhóis voltaram a se encontrar novamente para a gravação deste álbum, que é uma homenagem à música brasileira.

O disco “Amar En Paz” saiu primeiro na Espanha no fim do ano passado, e finalmente chega ao Brasil via gravadora Sony Music. O trabalho traz 16 faixas que passeiam por um refinado repertório que envolve canções de mestres de nossa música como Tom Jobim, Vinícius de Moares, Chico Buarque, Pinxiguinha, Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Dolores Duran e até Heitor Villa-Lobos, dentre outros.

Delicados e minimalistas, os arranjos buscam versar a partir da emoção da interpretação de Estrella para obras consagradas no Brasil como “Carinhoso” (Pixinguinha, João de Barro), “Desilusão” (Paulinho da Viola) e “Se Todos Fossem Iguais a Você” (Tom Jobim, Vinícius de Moraes), em deliciosas versões hispânicas. As interpretações são de grande quilate, e revelam o talento da cantora em traduzir toda a sensibilidade das canções em forma de canto.

Produzido por Fernando Trueba, cineasta espanhol ganhador de 1 Oscar e 4 Grammys, o disco tenciona fazer uma releitura para clássicos brasileiros a partir de dois artistas flamencos, sem, no entanto, rotular o trabalho como uma fusão de estilos, ou ainda pender para o lado brasileiros ou espanhol. Trueba também foi o responsável pela seleção do repertório, já que é um grande fã da música brasileira, tendo aprofundado o seu conhecimento após se casar com a Brasileira Cristina Huete.

Além de um presente para os brasileiros, que poderão ouvir canções tão importantes sob uma ótica diferente, este disco também é uma oportunidade de aproximação com artistas espanhóis prestigiados como Estrella Morente e Niño Josele. Ótima iniciativa e lindo trabalho.

Resenha Publicada em 18/06/2015





Esta resenha foi lida 946 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista


Outras Resenhas