Resenha do Cd No Forró Do Seu Rosil / Lucy Alves

NO FORRÓ DO SEU ROSIL title=

NO FORRÓ DO SEU ROSIL
LUCY ALVES
2015

BISCOITO FINO
Por Anderson Nascimento

Há cem anos nascia na cidade de Macaparana, Pernambuco, o compositor, ator e radialista Rosil Cavancanti, artista cuja vida foi radicada no estado da Paraíba, e que teve como um dos maiores legados a composição do Baião “Sebastiana”, um dos maiores clássicos do cancioneiro nordestino.

Paraibana nata a cantora Lucy Alves, revelada nacionalmente a partir do programa global “The Voice Brasil”, presta uma homenagem à Rosil em seu novo álbum, regravando oito de suas canções, além de adicionar mais três inéditas: “Coco x Baião”, “Gibão” e “Tambaú”.

Com mais de 80 composições em seu currículo e tendo como parceiros gente como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, deve ter sido tarefa árdua para Lucy, que também assume acordeom, bandolim e violino, além da direção musical do álbum, escolher as faixas e criar os arranjos das canções que fazem parte desse trabalho conceitual.

Mas Lucy, em companhia do Clã Brasil, banda formada pela família da cantora, conseguem recriar à sua maneira a música do compositor, ora gravada por nomes como os já citados Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, além de Ademilde Fonseca, Genival Lacerda, Dominguinos, entre outros, principalmente pela forma como as canções são interpretadas, relembrando as remotas gravações do gênero entre os anos 40 e 50.

Entre os destaques estão canções como o baião “Aquarela Nordestina”, “Topeiros de Borborema”, hino extra-oficial da cidade de Campina Grande, o Xote “O Véio Macho”, faixa que foi sucesso com o Mestre Lua, além, é claro, da tenra releitura do Côco “Sebastiana”. Entre as canções inéditas, “Coco x Baião” é o grande destaque, interpretada no formato pergunta resposta, tão comum na música nordestina.

Apesar de possuir uma obra diversificada com xotes, baiões e Côcos, Rosil nunca chegou agravar as suas composições, por não se sentir à vontade para cantar. Mas recebeu diversas homenagens ao longo do ano de 2015, entre elas, esse belo trabalho de Lucy & o Clã Brasil.

Lançado no fim de 2015, “No Forró do Seu Rosil” é uma justo tributo à Rosil Cavalcanti no ano de seu centenário, principalmente pela qualidade da produção, música, e pela interpretação da cantora Lucy Alves.

Resenha Publicada em 01/02/2016





Esta resenha foi lida 1097 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista

CDs


Outras Resenhas