Resenha do Cd Greg Wilson / Greg Wilson

GREG WILSON title=

GREG WILSON
GREG WILSON
2012

CHICO BLUES RECORDS
Por Valdir Junior

Natural de Tupelo, Mississipi, USA e radicado no Rio de Janeiro, o guitarrista Greg Wilson é mais conhecido pelo seu trabalho dentro do Blues Etílicos, banda veterana e que tem em sua discografia pelo menos três clássicos do gênero no blues brasileiro. Paralelo aos Blues Etílicos, Greg sempre tocou outros projetos, por exemplo, o Macabu, banda que também contava com a participação de Otavio Rocha e Pedro Strasser ambos dos Blues Etilicos.

Em 2012 Greg lançou este seu primeiro CD solo, “Greg Wilson”, nomeado apenas com o nome do guitarrista e todo cantado em Inglês e trazendo regravações de blues tradicionais e outros temas não tão tradicionais, explorando musicalmente elementos de jazz, soul, funk e rock dentro do seu blues.

Fugindo do som do Blues Etílicos, Greg usa uma banda de apoio, que tem no órgão, tocado por Ricardo Drummond, fazendo a vez da guitarra base, a “cama” perfeita para deixar Greg à vontade para se concentrar na guitarra solo e se soltar em pequenas jams dentro das onze faixas do CD. A cozinha de baixo e bateria, tocados por Casé Neves e Fernando Seixas, respectivamente, cumprem com precisão seu papel, conduzindo o ritmo e também deixando o caminho livre para improvisações, fazendo que essas jams quase passe despercebidas quando a escutamos.

Revisitando seus ídolos e influências nesse CD, Greg Wilson, faz releituras pessoais, cheias de vontade, sinceridade e muita guitarra para “Done Somebody Wrong” de Elmore James; “Why (Do You Treat Me So Bad)” e “I Woke Up This Morning” de T-Bone Walker, alem de “Death Letter” de Son House, música que ele já tinha gravado, em uma versão arrebatadora e desesperada, no disco “Salamandra” do Blues Etílicos, mas aqui ele faz uma versão mais contida, quase que em um lamento.

“One Way Out” de G. L.Crocket, já gravada pelo Allman Brothers Band e “Miss You” música de Eric Clapton, faixa do álbum “August”, são dois grandes momentos desse CD, nelas Greg aproxima o seu blues do Southern rock de bandas como o próprio Allman Brothers e Lynyrd Skynyrd, assim com “Montain range” a única música de autoria de Greg no CD.

Lançado pelo renomado selo Chico Blues Records, que há muitos anos milita na produção e divulgação de bandas e artistas nacionais e internacionais de blues e jazz, “Greg Wilson” é peça obrigatória para quem gosta de blues, guitarra e também uma oportunidade singular de conhecer melhor o trabalho e o blues de Greg Wilson alem dos caminhos etílicos que ele percorre com a sua banda principal.

Resenha Publicada em 25/04/2016





Esta resenha foi lida 1095 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista


Outras Resenhas