Resenha do Cd Um Norte / Cinzel

UM NORTE title=

UM NORTE
CINZEL
2008


Por Anderson Nascimento

O belo quadro “Blue Bridge, Orange Boat” da pintora americana Katharine White que ilustra a capa de “Um Norte”, primeiro álbum da banda carioca Cinzel, reflete bem o que vamos encontrar ao longo do disco dessa competente banda: uma direção (ou “Um Norte”) rumo ao sinuoso caminho do mundo da música.

Surgida em 2006, a banda lançou o primeiro álbum somente em 2008, e assim é o trabalho da banda, sem pressa de fazer as músicas, mas com uma enorme preocupação com cada canção, desde as letras, os arranjos e a interpretação.

O estilo musical da banda está entre o Rock alternativo moderno e a MPB dos anos 70 e, apesar disso, é difícil caracterizar a banda como similar a qualquer outra dessa ou de outra geração. Em alguns momentos esparsos temos algo de Los Hermanos, como em “Amor na Maresia”, em outros momentos a banda surfa na mais pura poesia MPBista como na poética “Lis”. Mas no final das contas o Cinzel acaba construindo uma sonoridade própria.

Desde canções mais pop como na faixa de abertura “Toda na Tela”, até momentos mais intimistas (a lá Coldplay) como “Residência”, a banda mostra competência ao posicionar harmoniosamente os instrumentos nas canções, bem como dar a cada um desses instrumentos o seu momento dentro da música, então temos solos de guitarra, baixo e bateria, o que só ajuda a construir a sonoridade particular da banda.

O álbum “Um Norte” é, assim como sua capa, uma obra de arte. As canções ocupam lugares especiais dentro do disco, o que leva o ouvinte a não só deixar o álbum rolar como pano de fundo, mas certamente a ficar atento a audição às letras e a forma como a canção vai se construindo ao decorrer de cada música.

A banda recentemente participou da coletânea Galeria Independente lançada pelo Galeria Musical com a bela “Lá Fora é Carnaval”, abrilhantando ainda mais o nosso lançamento.

Você pode baixar de graça o álbum no site oficial da banda . Vai lá!

Resenha Publicada em 15/01/2010





Esta resenha foi lida 1089 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista


Outras Resenhas