Resenha do Cd De Volta Ao Mundo / Mao

DE VOLTA AO MUNDO title=

DE VOLTA AO MUNDO
MAO
2012

INDEPENDENTE
Por Anderson Nascimento

O balanço de “Sampa Pega”, faixa de abertura de “De Volta Ao Mundo”, primeiro disco do cantor, compositor e músico MAO, abreviatura do próprio nome Mauricio Sarfatis, revela logo nas primeiras notas o estilo do disco.

Esse estilo pode ser definido como uma música que incorpora em um mesmo som o Samba, baião, Funk, Jazz, e ritmos afrobrasileiros. Percussionista, MAO incorpora ao seu som elementos do dia-a-dia, como cones de trânsito, latas de lixo, garrafas plásticas, além de outros objetos que no nosso cotidiano jamais imaginamos que podemos tirar um som dali. Falando nisso, uma das propostas do artista é exatamente tratar de temas como sustentabilidade e reciclagem, como a própria capa do disco alude.

O Samba “Verde”, também passa por essa temática, trazendo uma letra bacana que descreve várias situações em torno da cor, obviamente não deixando de fora a questão da preservação da natureza.

A música de MAO traz em sua composição uma série de elementos brasileiros como o já citado Samba, bastante percussão, tocada por ele mesmo, além de muito swing, como pode ser conferido na faixa “Vai Na Terça”.

O som do artista se assemelha a alguns dos trabalhos de Carlinhos Brown, principalmente os mais antigos, e carrega a bandeira de sonoridades com essência genuinamente brasileira. Casos de músicas como “Ver Pra Crer”, apresentam essa nuance, basicamente construída em cima de um som instrumental.

As músicas do artista são sempre embebidas desse universo, que ora lembra Carlinhos Brown, ora se assemelha a Gilberto Gil, como ocorre na canção “Chegou”. Em alguns outros casos MAO parte para o Samba clássico, como na belíssima “Aurora”, uma das melhores músicas do disco, e em outros também mostra um pouco de minimalismo, caso de “Um Canto”, que agrega ao seu som a bonita voz de Vivi Carvalho.

Para quem não conhece o trabalho do MAO, esse trabalho é uma boa oportunidade de entrar no universo do músico e aproveitar essa grande conjunção de ritmos que é o disco “De Volta Ao Mundo”, um trabalho honesto, bem gravado e, acima de tudo, autêntico.

------

Quer conhecer o CD do artista? Estamos com uma promoção no Facebook. Para concorrer ao CD, curta a nossa página no Facebook e deixe um comentário no post Promoção MAO. Boa sorte!

Resenha Publicada em 30/07/2012





Esta resenha foi lida 1184 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista


Outras Resenhas