Resenha do Cd Tons Do Mar / Gustavo Carvalho

TONS DO MAR title=

TONS DO MAR
GUSTAVO CARVALHO
2011

INDEPENDENTE
Por Anderson Nascimento

Gustavo Carvalho é músico, compositor e produtor que já fez parte da banda “Toque de Midas”, com a qual lançou três álbuns e concorreu, ao lado de Titãs e Os Paralamas do Sucesso, ao Prêmio Sharp de melhor banda.

“Tons do Mar” é o seu segundo álbum solo, lançado em 2011, o disco consolidou o estilo “Jazz-Rock” que facilmente identifica o som do artista.

A jornada de “Tons do Mar” inicia com “Dissipando Nuvens”, faixa que entrelaça deliciosos riffs de tonalidade Pop/Rock que lembra a requintada produção mineira dos anos setenta. Essa mistura heterogênea de boa música acontece também na ótima “Universo Paralelo”, que lembra a inserção da música indiada com a música Pop, da forma como fizeram os Beatles na segunda metade dos anos sessenta, e também em “No Ar”, que remete ao som de Caetano Veloso com da Banda Black Rio em fins dos anos setenta.

A viagem no universo instrumental caminha lado-a-lado com a curiosidade em torno do nome das faixas, e a imaginação que nos leva a alinhar o instrumental com ideia em torno de cada tema. E isso acontece o tempo todo no disco, principalmente em músicas como “Ninar Inah Mamaluri” e “Liso dos Sertões”.

Baixista, Gustavo tem a hábil facilidade em descobrir linhas deliciosas e envolventes em vários momentos do álbum, destacando-se nesse sentido a faixa “Violeta” e a enigmática “Fred Astaire”, o que ocorre mesmo em momentos mais grandiosos como “Gran Torino 74”, uma das melhores faixas do álbum, e envolventes, como “Para Dançar Com Você”.

A viagem instrumental do disco finaliza a bordo do “Trem Bala” que leva o ouvinte até “Rainha do Mar”, única faixa cantada do álbum, que conta com a participação especialíssima de Milton Nascimento, cereja do bolo que encerra de forma maravilhosa o álbum.

Envolvente, diversificado e de muito bom gosto, exatamente da forma como um álbum instrumental deve ser, “Tons do Mar” é uma verdadeira pérola.

Resenha Publicada em 16/05/2013





Esta resenha foi lida 915 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista


Outras Resenhas