Resenha do Cd Tess / Tess

TESS title=

TESS
TESS
2013

INDEPENDENTE
Por Valdir Junior

Álbum de estreia da banda gaúcha “Tess”, liderada pelo ex “Os Efervescentes” Daniel Tessler (guitarra/vocal), produzido por Vini Tonello (ex “Rosa Tattoada”), gravado entre Julho/Setembro de 2011 e lançado em Março de 2013, totalmente de forma independente, o álbum ainda teve sua masterização realizada no mítico estúdios de Abbey Road em Londres.

Com o fim de sua ex-banda Daniel Tessler, não quis ficar parado esperando algo acontecer, arregaçou as mangas e começou a gravar uma leva de músicas suas que estavam ali só aguardando dar o “Rec”. Dividindo a gravação dos instrumentos com o produtor Vini, só após o trabalho todo pronto é que a banda foi formada, hoje estão tocando com ele os músicos: Lucas Ronsani e Eduardo Barretto, a banda conta ainda com um quarto membro que no momento ainda não é fixo.

A primeira coisa que chama atenção ao ouvir o álbum é a qualidade e a sonoridade das músicas, com forte influência do Britpop Inglês, dá para escutar pitadas de Beatles, Kinks, Blur e Oasis, por todas as músicas, mas com um cuidado e reverencia que não deixa que isso acabe estigmatizando o som da Tess, pois o que não falta aqui é um frescor e uma preocupação em experimentar novas texturas sonoras e vitalizar o som do Pop Rock que anda sendo feito nesses anos 2000.

Com a temática das músicas girando em torno das situações romântico/amorosas vividas no cotidiano, as canções ganham peso, dramaticidade e urgência, que aliadas a linguagem do Rock e do Pop, se tornam quase pequenos curtas metragens que ficam passando constantemente em nossas cabeças e nos fazem pensar, suspirar, cantar, dançar e a se entregar de forma quase catártica as músicas.

Abrindo o CD temos a energética “Por que Você Não Esta Aqui ?” de refrão pegajoso e batida empolgante, é a abertura perfeita para essa estreia da “Tess”; “Novas Cores” é outra que pela sinceridade e força do refrão, não sai da cabeça; “Faz Tanta Falta” é uma balada Beatle que podia muito bem passar por um out-take perdido de John Lennon ou George Harrison. “Não Vai Duvidar” com sua pegada meio Supergrass, não deixa ninguém parado; “Sempre Junto” é uma das faixas mais legais do CD, balada não previsível, que vai num crescendo arrebatador e emocionante, e só melhora a cada audição.

“Será Que Você Existe" feita em parceria com o Gabriel “Boizinho” Azambuja, baterista da banda Cachorro Grande, tem uma levada meio Stones da época do “It’s Only Rock& Roll” e uma pegada na guitarra cheia de groove e balanço. “Eu Quero Ouvir” feita em parceira com o produtor Vini, é uma das grandes candidatas do álbum a ser um hit, tem tudo que é necessário para isso: vocal forte e marcante (um dos melhores de Daniel no CD), refrão pegajoso, batidas orgânicas e eletrônicas que não deixam ninguém parado.

“O Mundo Dá Voltas” é o grande hit do CD, não tem como não se entregar com essa música e cantar com toda força e coração o refrão, composição perfeita se chegar às rádios com certeza vai ser um sucesso (vejam senhores radialistas o que estão perdendo). “Você Vai Perceber” é uma das que lembram bem o Rock feitos nos 60’s com seus vocais e backing vocals melódicos e guitarras diretas.

Cercado de bons e talentosos amigos, como Carlinhos Carneiro, vocalista da banda Bidê ou Balde (uma das melhores bandas nacionais atualmente), parceiro de Daniel em "Estou Indo Embora" e Rodolfo Krieger, baixista da banda Cachorro Grande, que divide os créditos de "Eu Com Tu", e vindos de uma das regiões (RS) que mais floresceu bandas importantes de Rock nos últimos tempos (Cachorro Grande, Bidê ou Balde, Faichecleres, Nenhum de Nós, Os The Darma Lovers, Frank Jorge, Graforreia Xilarmônica), com esse CD homônimo a Tess deixa de ser uma grande promessa para se tornar uma das grandes bandas que atualmente levanta a bandeira do Rock nacional e tem tudo para continuar sendo durante muito tempo.

Resenha Publicada em 19/11/2013





Esta resenha foi lida 1122 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista

CDs


Outras Resenhas