Resenha do Cd Multicolor Movietone / Tess

MULTICOLOR MOVIETONE title=

MULTICOLOR MOVIETONE
TESS
2015

INDEPENDENTE
Por Valdir Junior

Em 2013 a banda Tess lançou seu primeiro e autointitulado disco, trazendo um punhado de músicas super radiofônicas, cheias de melodias pegajosas e texturas sonoras que fugiam da mesmice do pop rock tupiniquim. O álbum em si já apontava que a banda, liderada pelo guitarrista Daniel Tessler, tinha tudo para ser uma das grandes bandas nacionais. Dois anos depois a banda está de volta e, como não podia deixar de ser, continua surpreendendo.

“Multicolor Movietone” é um EP com quatro faixas, produzido por Edu K e gravadas no Estúdio Gorila, em Porto Alegre (RS), traz Daniel tocando todos os instrumentos, com exceção da bateria, que foi tocada por Eduardo Dolzan, e tem Edu K nos backing vocals e na guitarra em duas faixas, onde junto de Daniel Tessler, foi um dos compositores.

O EP foi gravado depois que Daniel gravou um álbum inteiro chamado “Mais de Mil Palhaços no Salão”, também produzido por Edu K, onde explora de forma desafiadora a música eletrônica, soul, rap entre outros com o Rock. Para fazer a transição do primeiro CD para esse novo, juntos, músico e produtor acharam melhor gravar esse EP “Multicolor Movietone”.

Antecipado com o lançamento de um single digital em julho, a faixa “O Dia de Amanha” é a música perfeita para apresentar essa nova fase da Tess. Cheia de guitarras e uma batida contagiante, a faixa tem vocal forte e traz ecos do que melhor esta sendo feita lá fora dentro do Rock, com bandas como “Kasabian”, “Tame Impala” e “The Goastt”. Uma versão acústica dessa música, distribuída para imprensa, mostra a força dela enquanto canção, despojada de toda parafernália elétrica, a música continua instigante, o arranjo lembra um pouco o Bob Dylan da fase “Blood On The Tracks”.

A faixa de abertura “Poder Cantar” é super pra cima, cheia de uma energia que empolga, tanto letra como melodia deixam a gente uma sensação de bem estar, faixa ideal para se ouvir logo de manhã, antes de fazer qualquer coisa. “Te encontrar” é misto de Beatles e Beach Boys, a música segue a energia da faixa anterior, num Rock bem legal.

A última faixa “Shiva” é a faixa mais desafiadora do EP e ao mesmo tempo a mais legal, um prenúncio do som do próximo CD, traz psicodelia, guitarras e bateria marcantes, cheia de vocais, back tracks espalhados pela música inteira. Bem na onda do que o “Chemical Brothers” faz, mas aqui, a música é muito mais orgânica e mais direta.

Altamente indicado para quem está necessitado de ouvir um som novo, nacional, inteligente e moderno, e também para o público em geral que deve sim, conhecer esse som e a banda Tess. O EP “Multicolor Movietone” pode ser ouvido nas principais plataformas digitais e tem previsão para setembro de 2015 que o disco físico seja lançado pela gravadora 180 Selo Fonográfico. E que venha logo o próximo CD.

P.S: Ao ouvir esse EP, tive a sensação, de estar vivendo novamente a efervescência musical dos anos 1960 com bandas como Beatles, Stones, Beach Boys, Kinks e etc.. Lançando singles e EPs entre os álbuns, desenvolvendo todo um trabalho musical que resultaria nos clássicos que conhecemos hoje. Que essa atitude da Tess seja novamente via de regra entre as bandas nacionais, que formem e conquistem o seu público com um trabalho coeso, moderno e que realmente tenha algo a dizer, e principalmente, tenham coragem e muita música no coração e na cabeça.

Resenha Publicada em 02/09/2015





Esta resenha foi lida 817 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista

CDs


Outras Resenhas