Resenha do Cd Pros Meninos / Fernando Moura & Ary Dias

PROS MENINOS title=

PROS MENINOS
FERNANDO MOURA & ARY DIAS
2014

TRATORE
Por Anderson Nascimento

Mesmo aqueles que não acompanham a música instrumental brasileira, certamente já ouviram falar em Fernando Moura ou Ary Dias. Músicos de renome em todo cenário musical brasileiro, eles formaram em 2012 uma azeitada dupla que agora está lançando o seu segundo disco.

“Pros Meninos” tem leveza e sensibilidade suficiente para encantar qualquer ouvinte. A segunda faixa “Mexidão” traz bastante disso e é um dos destaques do álbum que exibe nuances e investidas desafiadoras. Não bastasse a essência exótica do duo formado por piano e percussão, a dupla ainda vai além da excentricidade em vários momentos nesse novo disco. Em “Massaranduba”, por exemplo, a eles apresentam um arranjo que funde o trombone com batidas “de baile”, resultando em uma canção única dentro do panorama instrumental.

O disco também apresenta as coirmãs “Pros Meninos” e “Pras Meninas”, no caso da primeira há um belíssimo arranjo de vozes de crianças cantando e a participação de Ary Dias nas vozes, um absurdo de bacana. Já “Pras Meninas” é mais singela, e lembra uma canção de ninar, agregando sons feitos por bebês. Como curiosidade, “Pras Meninas”, volta no fim do disco com uma versão cantada em japonês pelo cantor nipônico Kazufumi Miyazawa.

Ary aparece novamente aos vocais em “Revolta dos Bongos”, canção de temática afro que traz a participação de Zé Nogueira no sax soprano. Quem também dá o ar da graça é o músico Mauro Senise na faixa “Assim Na Tela Como no Céu”.

Apenas “Outros Meninos” e “Canto de Ossanha” não foram compostas nem por Ary e nem pelo Fernando. “Outros Meninos” é canção do Moraes Moreira e Abel Silva, e foi gravada por Moraes em 1987, e aqui desfila em uma encantadora versão instrumental, com a participação de Davi Moraes na guitarra. Já “Canto de Ossanha”, composição de Baden Powell e Vinícius de Moraes, ganha a participação do guitarrista Armandinho.

Emocionando em cada nova faixa, o disco revela o entrosamento entre os músicos, fato que fica em evidência em canções como “Poeira Tropical”, onde o piano traquilo de Fernando Moura é interceptado pelas onomatopeias vocais de Ary Dias.

“Pros Meninos” é um grande trabalho dessa dupla que soube unir a força de seus instrumentos e de suas musicalidades para presentear os fãs da boa música com pepitas como esse disco.

Resenha Publicada em 26/12/2014





Esta resenha foi lida 1103 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista

CDs


Outras Resenhas