Resenha do Cd Uma Prova De Amor / Zeca Pagodinho

UMA PROVA DE AMOR title=

UMA PROVA DE AMOR
ZECA PAGODINHO
2008

UNIVERSAL MUSIC
Por Anderson Nascimento

O inspiradíssimo “Uma Prova de Amor”, vigésimo álbum de Zeca Pagodinho, é um daqueles álbuns que você consegue gostar já na primeira audição. Capaz de proporcionar inúmeros sentimentos ao ouvinte, o disco segue uma fórmula que tende ao sucesso repassando, por exemplo, “tipos” sempre presentes nos álbuns de Zeca, aqui representados pelos bagunceiros de plantão em “Normas da Casa”; forte sincretismo religioso na canção “Ogum”, em pareceria com Jorge Ben Jor; um hit poderoso “Uma Prova de Amor”; e participações especiais que ajudam a emoldurar essa obra prima, caso do já citado Jorge Ben Jor, João Donato em “Sambou...Sambou” (incluída como faixa bônus) e da Velha Guarda da Portela nas cadenciadas “Falsas Juras” e “Esta Melodia” (Bubu e Jamelão).

A qualidade da gravação do álbum e a bela produção de Rildo Hora impressionam, fazendo com que canções como “Eta Povo Pra Lutar” e “Ogum” sejam de beleza hipnotizante. O mesmo se aplica no legado deixado pelo volume dois de seu “Acústico”, que explora o samba de gafieira, e aqui nesse disco pode ser sentido por canções como “Terreiro em Acari” e “Sincopado Ensaboado”.

É claro que nada disso adiantaria se não encontrássemos um intérprete inspiradíssimo entoando sambas como “Então Leva” (Luiz Carlos da Vila), cheio de malemolência e ginga. O repertório do álbum é outro destaque, com primorosos temas de Monarco e Mauro Diniz na inédita “Não Há Mais Jeito” e do próprio Zeca, com o seu parceiro de longa data Arlindo Cruz.

O climão de samba entra de sola no álbum com a participação da Velha Guarda da Portela, e é rechaçada por Zeca através do medley que reúne antigos os sambas “Falsas Juras”, “Pecadora” e “Manhã Brasileira”.

“Uma Prova de Amor” é um disco delicioso que tem todos os ingredientes necessários para animar qualquer festa e, com ele, Zeca criou um de seus melhores álbuns em toda a sua carreira.

---
Resenha inédita, no Galeria Musical, mas escrita em 29/09/2010 para outro projeto.

Resenha Publicada em 04/02/2015





Esta resenha foi lida 1386 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista

CDs


DVDs


Livros


Outras Resenhas