Resenha do Livro Here There And Everywhere - Minha Vida Gravando Os Beatles / BEATLES, THE

HERE THERE AND EVERYWHERE - MINHA VIDA GRAVANDO OS BEATLES  title=

HERE THERE AND EVERYWHERE - MINHA VIDA GRAVANDO OS BEATLES
2013

Novo Século
Autores:
Artista: BEATLES, THE
Por Valdir Junior

Geoff Emerick foi o engenheiro de som dos estúdios da EMI em Abbey Road na década de 60 e trabalhou em sessões de gravação de vários artistas importantes naqueles míticos anos, entre eles, os Beatles. Esse livro foi lançado originalmente em 2006, nele Geoff com ajuda do escritor Howard Massey, nos conta suas memórias desse período, com uma riqueza de detalhes tanto das sessões em si, como de situações inusitadas e inesperadas durante essas gravações.

Logo no início de seu trabalho nos estúdios da EMI, Geoff teve a oportunidade de estar presente na primeiríssima sessão de gravação dos Beatles em Setembro de 1962, e pôde acompanhar o desenvolvimento tanto musical como da conquista da fama mundial pelos quatro rapazes de Liverpool até o final da banda e além.

Em 1966 Geoff foi oficializado como engenheiro dos Beatles, ele descreve o dia a dia das gravações do disco “Revover”, onde ele juntou a sua vontade de experimentar dentro do estúdio com a infinita e constante criatividade de John, Paul, George & Ringo, que pedia mais e mais recursos e sons ao produtor George Martin.

Passando pelos discos Sgt.Pepper’s, Magical Mystery Tour, “Álbum Branco”, “Abbey Road”, Geoff relata como funcionava a parceria Lennon/McCartney dentro do estúdio, com seus altos e baixos no apoio e competição que existia entre eles, e a forma um tanto quanto renegada com que George Harrison e suas músicas eram tratadas por John, Paul, George Martin e pelo próprio Geoff, aliás há momentos no livro em que Geoff claramente mostra que não gostava de George, e para um fã de Harrison isso às vezes chega a incomodar um pouco, já que ele derrama elogios a Paul McCartney pelo livro inteiro.

A ausência de fotos no livro deixa um gosto de “quero mais”, mas como o texto está bem detalhado, e com certeza quem é fã dos Beatles conhece por fotos algumas dessas sessões, isso não será um grande problema. Para os não fãs, mas interessados em saber como funcionava e se fazia no século passado um disco, o livro contém um bom número de informações e observações, além de que, sempre que necessário, Geoff faz uma ponte da tecnologia que existia na época com os novos formatos de gravação (Pro Tools, etc).

“Here There and Everywhere - Minha Vida Gravando os Beatles” é um dos bons livros sobre os Beatles que vem sendo publicados no Brasil nos últimos anos, tomara que as editoras se entusiasmem mais e também publique por aqui os livros de um dos maiores experts sobre Beatles, o inglês Mark Lewisohn.

Resenha Publicada em 06/01/2014






Esta resenha foi lida 1800 vezes.



Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista

CDs


DVDs


Livros


Outras Resenhas