Resenha do Cd On Air – Live At The Bbc Vol.2 / Beatles, The

ON AIR – LIVE AT THE BBC VOL.2 title=

ON AIR – LIVE AT THE BBC VOL.2
BEATLES, THE
2013

UNIVERSAL MUSIC
Por Valdir Junior

Em 1995 quando o primeiro CD duplo do “Anthology” foi lançado, Paul McCartney em entrevistas disse brincando: “George Harrison e eu estamos falando sobre o próximo álbum se chamar Raspando o fundo do Barril, bem parece que esse barril (ainda) não chegou ao fundo. Dezenove anos depois do lançamento do primeiro CD com as gravações feitas pelos Beatles a estatal inglesa, finalmente nos chega a mãos (oficialmente, é claro) “The Beatles – “ On Air – Live at the BBC Vol. 2”.

Entre Março de 1962 e Junho de 1965, os Beatles se apresentaram 275 vezes na rádio inglesa, dessas apresentações eles tocaram 88 canções diferentes, algumas foram tocadas várias vezes, outras apenas uma vez e muitas delas nunca foram gravadas nos álbuns da banda, aqui nesse “BBC Vol.2” temos duas faixas assim “I'm Talking About You” de Chuck Berry e “Beautiful Dreamer” já gravada anteriormente por Bing Crosby, Jerry Lee Lewis e Roy Orbinson, além de uma beatle-versão para “Happy Birthday” em “Happy Birthday Dear Saturday Club”.

Em si esse lançamento não é nem um pouco ruim, muito pelo contrário, há ótimas e vibrantes performaces dos Beatles para músicas que aparecem pela primeira vez (oficialmente) em versão ao vivo pela BBC nesse vol.2 (casos de “She Loves You”, “I Want To Hold Your Hand”, “There's A Place” e “Money (That's What I Want)” entre outras), mas, tirando isso, acabamos recebendo “mais do mesmo” com “novas” versões para músicas que já haviam aparecido no Vol.1 (covers em sua maior parte) e a recolocação nesse CD de 3 faixas já utilizadas anteriormente, duas do EP “Baby It's You” de 1994 (“Boys” e “I'll Follow The Sun”) e a terceira é “Lend Me Your Comb” do CD “Anthology Vol.1” de 1995. Além de incluir mais 4 faixas com entrevistas feitas pelos 4 Beatles em separado e que, apesar de serem absolutamente essenciais e históricas, tem em média 8 minutos de duração cada uma, elevando assim o tempo e enchendo mais o CD.

Todos sabemos que a BBC fez o favor de não manter em seus arquivos todas essas apresentações que os Beatles fizeram e, já em 1994, para o lançamento do “BBC Vol.1” deixou escapar que tiveram que correr atrás de gravações de fãs para poder montar a álbum (ou seja, usaram os famigerados “bootlegs”). Nesse novo volume podemos perceber que a qualidade sonora entre uma faixa e outra varia, mais notadamente nas faixas “I'm Talking About You” e “Beautiful Dreamer”, o que nos faz pensar que chegamos ao “fundo do barril” pelo menos dentro das gravações feitas pela BBC.

Claro, existem mais gravações dessa fase e podemos encontrá-las na famosa caixa bootleg com 10 CDs “The Complete BBC Sessions”, mas essas gravações somente interessam aos fãs mais completistas e radicais. E com certeza mesmo eles não vão conseguir ouvir pela 12° vez uma versão de “Please Please Me” ou pela 11° vez “I Saw Her Standing There” (duas das faixas com mais execução na BBC), deixando quase nada de realmente relevante e de qualidade sonora boa a ser mostrado em um pretenso novo volume.

É interessante ressaltar que esse é o primeiro lançamento dos Beatles pela Universal Music, ela que comprou uma parte do catalogo da EMI em novembro de 2011 e com uma filão tão promissor como os Beatles no catálogo é claro que ela quer faturar em cima e logo, então esse “The Beatles – On Air –Live at the BBC Vol. 2” é o primeiro passo para isso e, ao mesmo tempo, como o Vol.1 foi em 1994, esse CD é um teste para sentir o mercado em vista de futuros lançamentos.

Dentro do que podemos esperar para o futuro em se tratando de música dos Beatles existem ainda muita coisa a ver a luz do dia de maneira oficial (“Get Back Sessions”, “The Beatles Christmas Album”, “Live at Hollywood Bowl”, “Live at Shea Stadium” e as demos acústicas do álbum branco, entre muito mais material). Mas devemos também contar e esperar que a Apple Corps colabore para que tudo isso aconteça mesmo. Enquanto isso tudo não acontece, vamos ouvindo esse BBC Vol.2.

Resenha Publicada em 02/12/2013





Esta resenha foi lida 1122 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





LOJALOUCOSPORMUSICA - camisetas, miniaturas, chaveiros

Acesse: https://www.loucospormusica.com/

Outras Resenhas do Artista

CDs


DVDs


Livros


Outras Resenhas