Resenha do Cd Arranco De Varsóvia Canta Martinho Da Vila / Arranco De Varsóvia

ARRANCO DE VARSÓVIA CANTA MARTINHO DA VILA title=

ARRANCO DE VARSÓVIA CANTA MARTINHO DA VILA
ARRANCO DE VARSÓVIA
2010


Por Anderson Nascimento

Em um belo trabalho feito em cima da vasta e maravilhosa obra de Martinho da Vila, o grupo “Arranco de Varsóvia” chega ao seu quinto álbum, desta vez com o lançamento nas mídias CD e DVD. O Arranco de Varsóvia é um grupo de samba formado nos anos noventa, especializado em resgatar sambas de grandes artistas do gênero, dando-lhes um elaborado arranjo vocal, e que hoje conta com os integrantes Andrea Dutra, Cacala Carvalho, Elisa Queirós, Muri Costa e Paulo Malaguti Pauleira.

Neste “Pãozinho de Açúcar”, o grupo apresenta um elogiável trabalho, com arranjos próprios para os sambas de Martinho que vão desde o seu primeiro álbum auto-intitulado “Martinho da Vila”, até o seu último disco de inéditas “Martinho da Vila, do Brasil e do Mundo” de 2007. Há de se ressaltar que a escolha do repertório deve ter sido uma árdua tarefa, levando-se em consideração a extensa discografia do sambista de Vila Isabel.

Mas o grupo foi perfeito, resgatando músicas que fogem do brilhante e óbvio repertório de Martinho. É claro que os clássicos como “Canta, Canta Minha Gente”, “Casa de Bamba”, “Disritmia”, “Devagar, Devagarinho” e “Ex-Amor”, estão todos lá, e claro que deveriam mesmo estar. Porém outro atributo que faz esse trabalho ser tão especial é o resgate de canções do mestre há muito tempo adormecidas, como “Amor Não é Brinquedo”, “Daquele Amor Nem Me Fale” e “Amor Pra Que Nasceu”, como o próprio Martinho diz ao subir ao palco para cantar um pot-pourri, no momento em que a banda encerra o clássico “Na Aba”: - “Me faz um dengo!? – tem muito tempo que eu não canto essa.” Diz um humilde Martinho José Ferreira.

Falando nisso, que momento! Quando Martinho canta com o grupo a emoção toma conta de todos que estão ali dividindo o palco com o protagonista principal, e não poderia ser diferente com o público ali presente, e com quem está assistindo ao DVD em casa.

Outra participação emocionante é a de Nelson Sargento, que entra no palco devagar entoando os versos de “Nossos Contrastes”, uma recente parceria com Martinho da Vila. Na sequência, em outro momento especial do show, “Seu” Nelson, faz uma versão bem peculiar do clássico “Ex-Amor”, em uma performance cantada com emoção por todo o grupo.

A emoção, aliás, percorre todo o disco, como se pode perceber no DVD, a banda se sai muito bem ao interpretar a bonita homenagem ao Rio na canção “Pãozinho de Açúcar”, ou ainda na lírica “Disritmia”, e na poética “Meu Laiaraiá”, do distante álbum homônimo de 1970.

Esse combo CD/DVD representa uma reunião de uma banda talentosa, com cinco belas vozes, homenageando um dos maiores poetas de nossa música popular brasileira. Como pesquisador e colecionador da obra de Martinho, tomei a liberdade de me sentir também homenageado. Obrigado Arranco!

Resenha Publicada em 23/05/2010





Esta resenha foi lida 1349 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista

CDs


Outras Resenhas