Resenha do Cd Cantar Pra Viver / Christina Paz

CANTAR PRA VIVER title=

CANTAR PRA VIVER
CHRISTINA PAZ
2010

INDEPENDENTE
Por Anderson Nascimento

Parafraseando o mestre Sérgio Cabral, que faz a apresentação do CD “Cantar Para Viver”, da cantora Christina Paz, esse disco é para quem pensa que sabe tudo sobre música popular brasileira.

Esse projeto, oportunamente tem o objetivo de dar vida às composições de Guadalupe da Vila, cantor, compositor, intérprete, instrumentista e poeta, pertencente a Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, ao qual também fez parte da Velha Guarda da escola ao lado de gente como Martinho da Vila, Luis Carlos da Vila, entre outros, e continuou escrevendo canções de gêneros como Choro, Sambas e Boleros até falecer em 2004.

Graças à cantora Christina Paz, sobrinha do compositor, em um importante, relevante e bonito gesto, um punhados dessas canções ganham luz agora com o lançamento desse disco que, não por a acaso, tem o subtítulo de “Tributo ao Guadalupe da Vila”.

Simples, a canção que abre o disco “Sem Essa Tristeza”, revela um pouco do estilo desse compositor de mão cheia. O disco é um apanhado de faixas cheias de vida, que ganham interpretações à altura do andamento que o Samba pede.

Ora romântico, caso de “Por Amor”, em outro belo momento da cantora Christina Paz, ora boêmio, caso de “Por Aí”, ora “malandro” como em “Barco da Ilusão”, o disco passeia sobre a obra do compositor, e vai revelando cada uma dessas facetas de modo contagiante.

Isso sem falar nas verdadeiras poesias que a maioria das canções são. “Um Mar Aberto” é um exemplo disso, com versos como “O amor é um mar aberto e eu pequena embarcação...”, apresenta sutilezas que te arremessam direto ao imaginário do compositor.

Há de se ressaltar também a produção do álbum, requintada, com instrumental que vai agradar a todos aqueles que curtem o Samba. “Por Acaso Nada Acontece”, é uma das canções que melhor traduz esse esmero sonoro, um bolero delicioso que valoriza ainda mais esse importante CD.

O disco fecha em clima de Samba Enredo, com uma homenagem à Escola de Samba que o compositor frequentou e participou ao longo de sua vida, a Vila Isabel, alegria pura. Este grande trabalho, é um precioso presente para todos que curtem Samba e Música Popular Brasileira.

Resenha Publicada em 22/05/2012





Esta resenha foi lida 1198 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista


Outras Resenhas