Resenha do Cd Festivais / Taiguara

FESTIVAIS title=

FESTIVAIS
TAIGUARA
2011

DISCOBERTAS
Por Anderson Nascimento

A compilação “Festivais” reúne de forma caprichosa as canções que o cantor e compositor Taiguara gravou para os festivais da música popular brasileira. Taiguara, que teve o seu auge entre as décadas de sessenta e setenta, marcou presença em vários destes festivais, sendo um dos principais intérpretes desse período. Não obstante, Taiguara foi tido como um dos artistas símbolos da resistência à ditadura militar, o que lhe valeu a censura de mais de cem canções ao longo de sua carreira.

Nessa coletânea dupla, que lembra os quinze anos do falecimento do artista, temos Taiguara interpretando canções de compositores como Vinícius de Moraes, Banden Powell , Roberto Menescal, Ronaldo Bôscoli, Paulo Sérgio Valle, Wagner Tiso, Aldir Blanc, além de canções de sua própria autoria.

A partir dessa preciosa coleção, temos a oportunidade de curtir canções do quilate de “Não Se Morre de Mal de Amor”, pinçada da gravação ao vivo no Maracanazinho para o I Festival Internacional da Canção (FIC), a belíssima “Helena, Helena, Helena”, retirada de um EP de 1968, a política “Visão”, canção gravada especialmente para o disco “III FIC Volume II”, apesar de não ter sido defendida originalmente por Taiguara no festival, e a bacaníssima “Universo No Teu Corpo”, um clássico da carreira de Taiguara, canção que fecha o Cd dois dessa coleção, além de ser a derradeira participação do artista em festivais.

Outro destaque do disco é a inclusão de seis canções gravadas ao vivo no Festival de Rock no Espírito Santo em fevereiro de 1970, registros em boa qualidade sonora e até então inéditos em disco, todas de sua autoria, com exceção da curiosa e inflamada versão de “Wild Word”, de Cat Stevens.

O CD ainda presenteia o ouvinte com um generoso libreto com todas as informações sobre as canções presentes nele, bem como a reprodução das capas dos compactos, EPs e LPs de onde as faixas apareceram originalmente.

Certamente este Cd é a oportunidade que faltava para que registros de interpretações tão intensas e raras chegassem finalmente às mãos e aos ouvidos de todos aqueles que se interessam em conhecer um pouco mais da história de nossa MPB.

Resenha Publicada em 07/05/2011





Esta resenha foi lida 1094 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista


Outras Resenhas