Resenha do Cd Box - Zimbo Trio / Zimbo Trio

BOX - ZIMBO TRIO  title=

BOX - ZIMBO TRIO
ZIMBO TRIO
2011

DISCOBERTAS
Por Anderson Nascimento

A sintonia fina com a qual o selo Discobertas trata seus lançamentos, bem como a visão aguçada e a percepção de seu diretor sobre o quão importante é recolocar esses títulos nas prateleiras das lojas, têm sido de tamanha relevância para a preservação da história de nossa música, que já é comum entre os colecionadores de raridades esperarem pelo próximo lançamento do selo dirigido pelo pesquisador Marcelo Fróes. E quando menos se espera, lá estão em pré-venda nas lojas especializadas os novos títulos com modernas versões digitais para álbuns que, em muitos casos, nunca chegaram a sair do vinil.

Um dos mais novos lançamentos do selo é o suntuoso Box do Zimbo Trio, trio instrumental surgido em 1964 e composto por Amilton Godoy (piano), Luíz Chaves (contrabaixo) e Rubinho Barsotti (bateria), que anos passado gravou CD e DVD ao vivo no Teatro Fecap em São Paulo.

A banda surgiu no embalo da Bossa Nova, também urdindo ao seu som MPB e Jazz, logo chegando ao posto de banda fixa do programa “O Fino da Bossa” da Tv Record, que tinham Jair Rodrigues e Elis Regina como apresentadores.

Nesse Box, recém lançado, estão contidos os seis primeiros álbuns lançados pela RGE, de uma carreira fonográfica que beira os quarenta discos. “Zimbo Trio” (1964), “Zimbo Trio Vol. 2” (1965), “Zimbo Trio Vol. 3” (1966), “É Tempo de Samba - Zimbo Trio + Cordas” (1967), “Zimbo Trio + Cordas - Vol. 2” (1968) e “Decisão: Zimbo Trio + Metais” (1969), são os álbuns do pack, que revelam a faceta de um grupo afinado sob vários vertentes musicais, incluindo aí o samba.

A remasterização do som original também ajuda ao ouvinte a saborear o manejo do trio com os seus instrumentos, piano, baixo e bateria, que podem ser percebidos nos seus mais mínimos e nobres detalhes, algo fundamental nessa modalidade de música. O álbum homônimo de 1964, por exemplo, dá um exemplo dessa virtuose do trio em momentos como “Menina Flor” e em “Zimbo Samba”, um luxo só!

O costumeiro capricho da Discobertas no projeto gráfico de seus lançamentos traz nesse Box a recuperação das capas originais e reproduções de reedições nacionais e internacionais, o que transmite aos ouvintes uma sensação ainda mais deliciosa ao apreciar esse Box repleto de tesouros.

Resenha Publicada em 20/07/2011





Esta resenha foi lida 1084 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista


Outras Resenhas