Resenha do Cd Santa Maria / Hermes Aquino

SANTA MARIA title=

SANTA MARIA
HERMES AQUINO
1978

DISCOBERTAS
Por Anderson Nascimento

Em seu segundo e último álbum, o gaucho Hermes Aquino experimentava o status de grande artista em âmbito nacional. Seu “passe”, conforme anunciou a Capitol, gravadora recém estabelecida no país, havia sido comprado com a perspectiva de repetir o sucesso de seu primeiro disco, e levar a gravadora ao status alcançado pela também iniciante Warner. Um compacto com tais inscrições foi logo distribuído, trazendo uma palhinha do que viria por ai.

Seu novo álbum foi marcado por repetições das fórmulas que fizeram do seu álbum anterior um sucesso, caso de “Chuva de Verão”, um fado tal qual “Desencontro de Primavera”, e “Leis da Natureza”, que repete a inspiração do sucesso “Nuvem Passageira”.

No entanto, algumas novidades sonoras reverberaram no disco novo. A faixa título, por exemplo, traz uma inclinação religiosa resultando em um dos momentos mais inspirados do álbum. Ouve-se também em algumas canções de “Santa Maria”, como não podia deixar de ser, alguma influência da onda Disco que invadiu o mundo, explicitamente na canção “Sem Comentários”.

As baladas de extraordinários arranjos continuavam presentes no álbum do artista, aqui representada pela bela faixa “Senhorita”. A simplicidade de algumas músicas, característica marcante do primeiro álbum, também se repete aqui. Essas composições se entrelaçam de forma impressionante com o dia-a-dia do ouvinte, o que ocorre na deliciosa e esperançosa “Casa Nova”. Nessa linha também causa emoção a faixa “Gira Gira”, música de forte apelo popular.

Nesta reedição organizada pela selo Discobertas, estão alinhadas as doze músicas originais do álbum, acrescidas das faixas do compacto lançado pela EMI, tudo isso adornado com encarte que traz capa e contracapas originais, além das informações sobre o disco e imagens dos compactos lançados pelo artista na época.

Em 1979, a Capitol brasileira foi desativada, levando Hermes Aquino para a EMI. A ideia do lançamento de um terceiro disco foi logo abortada, tendo em vista a falta de divulgação de seu único compacto lançado pela EMI.

Desde então Hermes vem trabalhando em projetos pessoais e criação de jingles, mantendo um estúdio e uma web rádio onde mostra suas canções, porém o lançamento de um novo disco continua sendo, pelo menos por enquanto, apenas um sonho para os fãs do artista em todo o Brasil.

Resenha Publicada em 16/10/2011





Esta resenha foi lida 1448 vezes.




Busca por Artistas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z





Outras Resenhas do Artista

CDs


Outras Resenhas